A Rugby Football Union, fundada em 1871, foi a primeira entidade controladora do esporte no mundo e nasceu de um rompimento com a Football Association, que na época detinha os “direitos” da modalidade. Desacordos sobre regras estabelecidas foram o que motivaram a fusão.
Já no caso da Rugby League, a história é um pouco mais complicada. Clubes integrantes da RU (Rugby Union), a maioria de classe alta, não concordavam com a ideia de profissionalizar o esporte e remunerar os atletas. Entretanto, quando “adotado” por operários, iniciou-se a reivindicação por salários, já que os trabalhadores precisavam deixar seus postos para a prática.
Sendo assim, em 1895, 22 clubes que pertenciam à RU se reuniram e criaram a Northern Rugby Football Union. Em 1905 o esporte se profissionalizou e em 1922 a NRFT virou Rugby Football League, que passou a implementar mudanças nas regras do jogo. Vamos entendê-las!
Rugby Union
- Geral: O RU ainda é o jeito de se jogar mais praticado no mundo e o que se ensina nas escolas onde este esporte faz parte da grade curricular. É mais demorado, mais difícil de compreender e o contato físico é mais “agressivo”.
- Time e pontuação: O time é composto por 15 jogadores – por isso pode ser chamado de Rugby XV -, o try (ponto mais importante de uma partida) vale cinco pontos e um pênalti e um dropgoal (quando um atleta chuta a bola em qualquer momento do jogo) valem três.
- Campo: O campo tem 100m de comprimento X 70m de largura, é dividido em quatro zonas de 22m cada e a in-goal area possui entre 10 e 22m de comprimento. Além disso, ele é traçado em linhas de 10 e 22 metros em cada campo, e linhas intermitentes a cinco metros do in-goal e das linhas laterais.
- Bola: A bola no RU tem formato mais pontudo.
- Posse de bola: Nesta modalidade, o tackle (quando o jogador é derrubado) pode ser contestado. Ou seja, quando um jogador sofre um tackle e cai no chão é formado um ruck (quando os atletas das duas equipes disputam a bola que está no chão), onde qualquer um dos times pode pegar a posse de bola pressionando o ruck para frente. Aglomerados, eles vão se empurrando adiante. Aqui, a posição em campo é mais importante do que a posse de bola.
Rugby League
- Geral: Normalmente as pessoas acham mais legal assistir o RL porque a forma de jogar é mais simples e rápida, além de que as fortes trombadas não são comumente vistas. Somente Austrália – mesmo a Seleção principal sendo de RU, internamente é o RL que atraí mais público -, Papua-Nova Guiné e alguns países da Oceania dão mais importância para o RL do que para o RU.
- Time e pontuação: São 13 atletas dentro de campo – sendo assim, Rugby XIII. O try vale quatro pontos, o pênalti dois e o dropgoal, um.
- Campo: O campo tem 100m de comprimento X 68m de largura, é dividido em 10 zonas de 10m cada e a in-goal area possui entre seis e 11m de comprimento. O traçado é bem mais simples, apenas em linhas paralelas de 10m de intervalo.
- Bola: A bola á mais arredondada ao invés de pontuda.
- Posse de bola: Aqui, o tackle não pode ser contestado. Quando surge o lance, cada time tem o direito da posse da bola por seis vezes - "regra dos 6 tackles”. Após o 6º tackle, a posse de bola passa imediatamente para o time adversário, não existindo a formação de ruck. Assim, a posse de bola se torna mais importante do que a posição em campo.
Fazendo uma analogia entre dois jogos de tabuleiros, o Rugby Union seria o xadrez e o Rugby League, a dama. Ambos prendem a atenção do telespectador e levam um bom público aos estádios. Agora que você já sabe a diferença, é só escolher quais dos dois assistir!
Veja Também:
Cinco razões pelas quais você deveria assistir Rugby
Não é só uma intimidação, conheça o Haka, dança dos All Blacks no Rugby
Imagens: Getty Images