Notícias e Opiniões de Esportes

Relembre as últimas zebras campeãs nos maiores estaduais do país

Written by Lucas Tomazelli | 18/abr/2016 22:43:05

Os campeonatos estaduais já representaram muito para os maiores clubes brasileiros em décadas passadas. Quando Campeonato Brasileiro e Libertadores não davam as cartas por aqui, eram as disputas domésticas que mobilizavam multidões e proporcionavam grandes clássicos para os torcedores.

 Atualmente, os estaduais já não chamam mais tanto a atenção dos jogadores e ainda atrapalham o calendário dos grandes clubes do país. Apesar do enfraquecimento dessas competições, as fases finais constantemente reservam bons clássicos e algumas zebras. 


Relembre, abaixo, quais foram os últimos times que contrariaram a lógica e superaram os gigantes de seus Estados para se sagrarem campeões!

As 6 maiores zebras campeãs dos estaduais

Campeonato Paranaense - Operário

O
No Paraná, a zebra ainda é a atual campeã do Estado. Em 2015, o Operário surpreendeu a todos e superou os grandes favoritos ao título como Atlético-PR, Paraná Clube, Coritiba e Londrina para conquistar um título inédito. Destaque para a vitória na decisão diante do Coxa por 3 a 0, em pleno Couto Pereira.

Campeonato Baiano - Bahia de Feira de Santana


A última surpresa em terras baianas pintou em 2011, quando Bahia de Feira de Santana impediu o pentacampeonato do Vitória, ao bater o alvirubro, do atacante Elkeson e do técnico Antônio Lopes, em pleno Barradão e levantar a taça inédita.

Campeonato Mineiro - Ipatinga


Em 2005, o emergente Ipatinga superou times como Atlético-MG e América-MG para decidir com o Cruzeiro. Na finalíssima, deu a zebra do interior batendo o time Celeste comandado por Levir Culpi e que contava com nomes como Fábio, Edu Dracena e Fred, em pleno Mineirão.

Campeonato Gaúcho - Caxias

A última zebra que levantou a taça nos pampas era comandada por um técnico que hoje é tido como o melhor do país. Tite era o treinador do Caxias, que superou o Grêmio na final do Gaúchão em 2000. Vale lembrar que o Tricolor Gaúcho contava com nomes de peso como Ronaldinho Gaúcho, Zinho, Anderson Polga, entre outros.

Campeonato Carioca - Bangu

b

Uma surpresa não aparece no lugar mais alto do pódio do Rio de Janeiro há tempos. A última vez que o título ficou longe de um dos quatro grandes foi quando o histórico Bangu de 1966 superou o Flamengo por 3 a 0, em pleno Maracanã abarrotado por mais de 143 mil torcedores.

Campeonato Paulista - Ituano


Considerado o estadual mais equilibrado do país, o Paulistão teve um campeão surpreendente no ano de 2014, quando o Ituano, do técnico Doriva, ficou com a taça depois de eliminar o Palmeiras na semifinal e superar o Santos na decisão realizada no Pacaembu. Os destaques daquela conquista foram o jovem Marcelinho, formado pelo Corinthians, e o veterano Cristian, com passagens por clubes tradicionais do país.