Notícias e Opiniões de Esportes

Relato de quem visitou a estrutura do FC Porto e tem algo a dizer

Written by Matheus Meirelles | 20/ago/2017 17:02:00

Crédito foto: Divulgação oficial do clube

Em julho deste ano tive a oportunidade de visitar as instalações, o museu e o campo de um dos mais tradicionais clubes portugueses, o FC Porto. Antes das curiosidades, vamos falar um pouco de sua história.

O clube foi fundado em setembro de 1893 por António Nicolau d’Almeida que além de desportista, era comerciante de Vinho do Porto. A primeira exibição do clube portista foi a frente ao Club Lisbonense ainda naquele ano, este foi o primeiro registro oficial de uma partida dos azuis e brancos.

Crédito foto: Matheus Meirelles / Esportudo |  Estátua de cera do primeiro presidente do clube

Emblema e cores

Assim eram chamados, porque o FC Porto nasceu como o clube da cidade e nunca deixou de perseguir a representatividade nacional, naquela época o brasão nacional português era azul e branco.

Crédito foto e montagem: Matheus Meirelles / Esportudo.com

Ao contrário da representatividade das cores, o seu primeiro escudo era simples, apenas com as iniciais FCP, reforçando a ligação do clube com a cidade. Alguns anos depois, em janeiro de 1922 o clube foi autorizado a anexar o brasão da cidade junto ao do clube, dando origem ao emblema que permanece até os dias de hoje.

Em 1940, durante a Ditadura de Antônio de Oliveira Salazar, diversos clubes com emblemas liberais ou monárquicos foram alterados, entretanto, o do clube resistiu a essas alterações, mantendo seu dragão e sua coroa ducal, simbolizando a resistência, vitória e a liberdade.

Museu

O museu do clube conta com 28 salas de pura história e conquistas. Além de muitos troféus, o espaço dispõe de fotos históricas, primeiros registros do clube, uniformes, entre outros. Além da enorme sala de troféus, duas salas me chamaram mais atenção, a 07 e a 16.

A primeira delas é inteiramente dedicada à Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do clube portista desde o ano de 1982. Esta data é de extrema relevância para o clube, porque marca uma nova etapa na história do FC Porto, trazendo consigo vitórias internacionais inéditas. A sala conta também com depoimentos e frases históricas do presidente.

Já a sala nº 16, mostra os ‘’11 melhores de sempre’’ do clube, que podem ser votados por cada visitante do museu. Além de camisas históricas, o espaço contém uma estátua de cera para cada um dos 11 melhores, são eles: Vitor Baía, João Pinto, Ricardo Carvalho, Aloísio, Branco, André, Deco, Madjer, Hulk, Fernando Gomes e Paulo Futre.

Crédito foto: Getty Images

Ala Comemorativa

Crédito foto: Matheus Meirelles / Esportudo.com | Equipe campeã da Taça dos Campeões Europeus em 1987

Esta área do museu está em exposição temporária, apenas três meses aberta ao público, de 22 maio até 27 de agosto. A sala comemora 30 anos do primeiro título da Taça dos Campeões Europeus disputada em Viena no ano de 1987. As decorações em vídeo e fotos mostram cada um dos jogos do clube até a conquista inédita contra o Bayern de Munique.

Caminho até o Estádio do Dragão

Crédito foto: Reprodução/Site oficial do clube

Aproximadamente em 1907 o clube teve seu primeiro estádio, o Campo da Rainha com capacidade para 600 espectadores. Seis anos depois, em 1913, o clube transferiu-se para o campo da constituição, este foi remodelado para abrigar mais dezenas de espectadores, mas mesmo após as reformas, era comum a superlotação de torcedores em jogos importantes.

O Campo do Ameal foi a terceira casa do clube portista nas décadas de 1920 e 1930. Já o Estádio do Lima era o campo em que o FC Porto sediava suas partidas na década de 1940, a partida mais relembrada neste local foi a vitória por 3 a 2 frente ao Arsenal, considerado o melhor clube da época. Já em 1952 o clube inaugurou o Estádio das Antas com capacidade para mais de 48.000 pessoas. Esta casa abrigou os azuis e brancos até o ano de 2003.

Crédito foto: Matheus Meirelles / Esportudo.com

Em 16 de novembro de 2003 ergue-se um dos maiores patrimônios do clube, o Estádio do Dragão, seu moderno complexo esportivo com capacidade para 50.000 espectadores. Este local foi sede do jogo de abertura da Euro 2004 e palco do clube portista para a conquista da Europa na temporada 2003/2004.

Curiosidades                                                                      

Ao longo da visita pude encontrar dois pontos curiosos e supersticiosos. O primeiro deles é que a sala de imprensa do clube, que tem capacidade para aproximadamente 80 jornalistas, não pode ser fotografada por visitantes, somente pelos funcionários e assessores.

Outro ponto curioso é que o vestiário utilizado pelo clube mandante não pode ser visitado, apenas o vestiário visitante. Esta regra foi imposta há anos, após uma má fase do time principal, e segundo o próprio clube o desempenho melhorou muito após esta mudança.   

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
(Ainda) Precisamos falar sobre o machismo no futebol
Naty Graciano fala sobre estrutura gringa e atletas no Regional South
Relato de quem esteve presente no Allianz Parque e Arena Corinthians