Notícias e Opiniões de Esportes

Reflexão: Até quando o futebol no Brasil pode ser sustentável?

Written by Matheus Almeida | 23/set/2016 21:03:00

Crédito foto: Getty Images

O Brasil é conhecido como o país do futebol por suas conquistas, times e jogadores. É o maior campeão da Copa do Mundo e sempre foi destaque na mídia mundial como uma das melhores seleções do mundo.

O nosso futebol nacional também é de grande importância, seja pelas conquistas e jogadores que nós revelamos. Mas ultimamente os clubes se endividam cada vez mais e vemos diretorias arruinando grandes times. Mas afinal de contas, a pergunta que não quer calar: até quando isso poderá durar? O problema do endividamento dos clubes é cada vez maior e comum.

Muitas vezes os clubes brasileiros gastam dinheiro que não tem para comprar jogadores ou até mesmo para construir ou reformar estádios, o que gera uma tremenda bola de neve. Em 2015, por exemplo, a dívida total dos clubes que disputam a Série A do Brasileirão era de aproximadamente 4,8 bilhões de reais. Sendo Flamengo e Atlético-MG os maiores devedores: 546 e 530 milhões de reais em dívida, respectivamente.

Crédito foto: Getty Images

Fato é que no futuro próximo essas dívidas podem gerar um rebaixamento de divisão e dificuldade de comprar novos jogadores. Além das dívidas, as diretorias também estão ajudando o problema a se agravar cada vez mais. Mesmo com a venda de jogadores, os clubes ainda continuam endividados e sem recursos para comprar novas peças de reposição. Um dia a conta chega e a casa cai. 

Crédito da foto: Bruno Cantini/CAM

Além da falta de recursos financeiros, as diretorias brasileiras realizam contratações de jogadores a preços astronômicos para o mercado nacional – muitas vezes apenas pelo nome do jogador –, e em diversos casos os atletas acabam deixando a desejar em campo e comprovam apenas a irresponsabilidade constante dos clubes. Inteligência na hora de contratar e de gerir os recursos com transparência pode ser uma solução básica para as diretorias, algo parecido com o que aconteceu no filme Moneyball. Veja o trailer abaixo:

Para finalizar, inteligência e calma são indispensáveis para resolver ou ao menos diminuir estes problemas. O futebol no Brasil caminha para um período sombrio caso isso não seja resolvido, pois não é sustentável a quantidade de dívidas e falta de profissionalismo por parte dos gestores.

E aí curtiu a nossa reflexão? Comente sua opinião e fique ligado no Esportudo.com e saiba tudo sobre o seu esporte favorito!

Veja também:
Cartola FC: Os 10 jogadores que mais pontuaram na história
Por que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil? Entenda!
Os 10 maiores craques da história do Campeonato Brasileiro