Notícias e Opiniões de Esportes

Qual vai ser o próximo brasileiro a brilhar no Barcelona?

Written by Gabriel Croquer | 21/set/2017 19:01:00

Crédito foto: Getty Images

O Barcelona sempre foi um grande catalisador na carreira de craques brasileiros, os maiores gênios do nosso futebol atingiram o topo do Mundo jogando no time catalão: foi assim com Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e era para ser assim com Neymar, que teve como concorrente na árdua missão ninguém menos do que Lionel Messi. Com a saída do atual camisa 10 da Seleção Brasileira para o PSG, e o fracasso da diretoria catalã em convencer o Liverpool a liberar Coutinho, o clube e brasileiros apaixonados por ele se veem órfãos de um grande craque brasileiro que seguirá o legado canarinho.

Hoje, o elenco do Barça só possui dois brasileiros: Paulinho, que acabou de chegar à Espanha, sob muitas críticas, e Rafinha Alcântara, que não é titular e tem futuro incerto no clube. Douglas é emprestado toda temporada e o técnico Ernesto Valverde parece não confiar no futebol do zagueiro Marlon, também o emprestando ao Nice no final da última janela de transferências. O panorama não é nada bom para os brasileiros, recentemente o clube rescindiu o contrato de Werick Maciel, meio-campo de 18 anos que integrava as categorias de base e hoje somente continua em La Masia Lucas de Vega, apontado por alguns como o substituto de Iniesta.

Considerando tudo, fica a pergunta: quem será o próximo brasileiro a mitar com a camisa azul e grená? Separamos os três maiores candidatos, confira!

3. Rafinha

Atualmente encostado, Rafinha Alcantâra teve ótimos momentos com a camisa do clube. Após se firmar no elenco em 2014/15, na temporada seguinte se tornou o 12º jogador daquela equipe lendária que havia acabado de vencer a tríplice coroa (La Liga, Champions League e a Copa do Rei), porém, acabou machucando gravemente o joelho e desde então, devido às lesões e a concorrência no setor do meio-campo, não conseguiu se consolidar como titular. Contudo, apesar de especulações sobre sua saída da Espanha, Rafinha continua como parte do clube e pode conseguir vaga no setor que é hoje o mais fraco do time. 

2. Marlon

No final da janela de transferências dessa temporada, o técnico Ernesto Valverde permitiu a liberação de Marlon, por empréstimo, ao Nice, tomando uma decisão questionável. Ao invés de manter a joia do Fluminense que sempre correspondeu quando chamado ao time principal, sob a tutela do ex-treinador da equipe Luis Enrique, Valverde preferiu ter Vermaelen como quarta opção para a zaga, atleta que mais se machuca do que joga. Piqué e Mascherano já estão velhos e têm poucos anos em alto nível e Vermaelen dificilmente durará mais do que dois anos no clube. Tudo indica que Marlon, atualmente titular do time francês que faz ótima temporada, junto de Umtiti, voltará ao Barcelona e será o futuro da defesa blaugrana por vários anos.

1. Paulinho

Muitos fãs criticaram a contratação de Paulinho, em vez de comprar Coutinho, a diretoria havia acertado por 40 milhões de euros a transferência de um jogador de 29 anos que atuava na China, mas o brasileiro fez o que vem fazendo desde que foi convocado para Seleção Brasileira por Tite: silenciar os críticos. O brasileiro já atuou em três partidas, sendo que recentemente marcou o gol da vitória contra o Getafe, após entrar no segundo tempo. O meia dificilmente solucionará os problemas do meio-campo catalão, mas é certo que trará um novo estilo que pode fazer bem ao time: mais agressivo, forte e vertical. Em ano de Copa do Mundo, titular da Seleção Brasileira e no auge da forma física, o céu é o limite para Paulinho.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
De olho neles! Veja quem deve chamar a atenção nesta Champions
Quais times mais farão falta na UEFA Champions League 2017?
Brasileiros no PSG: O que Neymar precisa fazer para ser o maior?