Crédito foto: Getty Images
Um dos grandes clubes europeus, dos maiores da Inglaterra e com grande história de sucesso no mundo, renovou muito seu elenco e mudou até seu técnico. O Manchester United é gigante na Terra da Rainha, ganha títulos de expressão quase todas as temporadas, mesmo quando não consta entre os favoritos no início de cada torneio.
Os torcedores dos Red Devils têm motivos de sobra para acreditar num título de expressão nesta temporada 16-17.
Crédito foto: Divulgação site oficial
O clube tem um histórico de sucesso muito grande em seu país, impossível de se contrariar. Somando Campeonato Inglês (20), Copa da Inglaterra (12), Copa da Liga Inglesa (quatro) e Supercopa da Inglaterra (20), o time tem 56 títulos. Além disso, nas prateleiras do Manchester United, constam ainda três Liga dos Campeões, uma Supercopa da UEFA, uma Recopa Europeia, uma Copa Intercontinental e uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Esta, bem recente, conquistada em 2008 por Cristiano Ronaldo. A camisa vermelha tem peso em qualquer competição, na Inglaterra.
Crédito foto: Getty Images
O histórico do time na última década é incontestável. São 16 títulos nos últimos dez anos. São cinco conquistas na liga nacional e também da Supercopa, três da Copa da Liga Inglesa.
Na temporada 2007-2008, Cristiano Ronaldo ajudou o United, até então, na maior conquista da história do clube: a Liga dos Campeões da UEFA, numa épica final contra o Chelsea. Na temporada passada, Louis Van Gaal coordenou o time a mais um grande feito: venceu a Copa da Inglaterra. No início do torneio, o clube sequer estava entre os favoritos, visto que o elenco não era um dos melhores.
Crédito foto: Getty Images
Após a saída do técnico holandês, o clube não tardou em anunciar a contratação de um dos maiores técnicos do mundo futebolístico: José Mourinho. O português é novo, mas tem dezenas de títulos no currículo. São 26 títulos contando ligas e copas nos vários clubes em que passou.
No Chelsea, fez parte de um projeto que visava colocar o clube entre os maiores da Europa em pouco tempo. Nos Blues, ganhou o apelido de ‘The Special One’, onde marcou era e parte dos seus ensinamentos ficaram até hoje.
Na temporada 2003-2004, Mourinho ganhou um título de expressão, com um time desacreditado desde o início da competição: o FC Porto foi campeão da UEFA Champions League, derrotando o AS Mônaco na final. Em 2010, Mou conduziu mais um clube ao título mais cobiçado do mundo: desta vez, foi a Internazionale quem levantou a Orelhuda. Na ocasião, o clube não teve facilidades e derrubou os maiores do velho continente: Chelsea, Barcelona e Bayern de Munique.
Crédito foto: Getty Images
Mal chegou ao clube, e Mou já fez questão de trazer um jogador. Zlatan Ibrahimovic foi o único atacante que o técnico quis trazer e já se apresentou. Ibra tinha várias propostas, mas o fato de Mourinho comandar o time pesou na escolha. Mourinho e Ibra já trabalharam juntos: a parceria de ambos foi na Inter de Milão, e rendeu ao clube o 1° lugar da Liga Italiana na temporada 2009-2010. A amizade de ambos transcende as quatro linhas: mesmo atuando por lados opostos na Champions, fizeram questão de deixar claro o carinho que têm um pelo outro em diversas ocasiões.
O atacante completará 35 anos em outubro, mas o alto rendimento que mostrou nos quatro anos de PSG e o conhecimento do técnico sobre o camisa 9 são motivos de alegria para os torcedores de Old Trafford e para Mou: “O modo como ele cresceu praticando esporte antes do futebol, especialmente artes marciais, ele estava preparado em termos de músculos e do ponto de vista da mente de uma forma diferente de todo jogador tradicional de futebol, seu DNA, sua motivação”, disse Mourinho.
Crédito foto: Facebook oficial do clube
O atual elenco do Manchester United conta com grandes jogadores, além dos que chegaram e ainda podem chegar. Mourinho contará com De Gea, Sergio Romero e Rojo (disputaram várias finais pela Argentina), Blind, Fellaini (faz parte da melhor geração belga), Schweinsteiger (campeão do Mundo em 2014), Juan Mata, Memphis Depay, Anthony Martial e Wayne Rooney. Para a ''Era Mourinho'', os Red Devils trouxeram Bailly (excelente zagueiro), Mkhitaryan (ótimo jogador que veio do Borussia) e Zlatan Ibrahimovic, sem dúvida, um dos maiores atacantes de todos os tempos e que está em busca do único título que não tem na carreira com um técnico com quem gosta de trabalhar.
A possível contratação de Paul Pogba, da Juventus de Turim, anima muito os torcedores e também Mourinho, pois se trata de um dos melhores meias do mundo. A contratação de Pogba envolve 120 milhões de euros, mas dinheiro talvez não seja problema: “Ouvi que Pogba está caro. A venda das minhas camisas cobre o valor”, disse Ibrahimovic, brincando sobre o possível futuro companheiro.
Pois é, torcedores do Manchester United, vocês têm motivos de sobra para acreditar num título de expressão nesta temporada sob o comando de José Mourinho, The Special One.
Veja também:
Confira as ligas que geram maiores receitas no esporte mundial
Futebol internacional: Confira 11 craques do Campeonato Inglês
A Premier League está virando um Brasileirão