Notícias e Opiniões de Esportes

Os melhores lutadores brasileiros do UFC

Written by Thiago Oliveto | 20/abr/2016 19:41:49

 

(Foto: Jed Jacobsohn/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

No curto período de vida do UFC, os brasileiros com certeza fizeram e fazem parte da história deste evento. Em 22 anos, o Brasil participou de recordes, lutas históricas e momentos inesquecíveis vistos por todo o mundo.

Hoje contamos com dois cinturões nas categorias Peso Leve e Peso Pesado, mas já conquistamos quatro cinturões simultaneamente!

Confira alguns dos nomes mais importantes da vitoriosa história do Brasil no UFC

 

Royce Gracie

(Foto: Getty Images)

Royce é a figura essência do UFC, uma lenda e com certeza um dos melhores lutadores brasileiros de todos os tempos. Royce também representa um divisor de águas nas artes marciais utilizando a técnica sob a força no seu estilo de luta.

O carioca não só foi vencedor das primeiras três edições do evento, como as venceu enfrentando lutadores muito maiores a fim de provar o estilo de defesa pessoal mais efetivo: o Gracie Jiu-Jitsu.

Na época, existiam poucas regras e valia praticamente de tudo. Tudo mesmo. Não existiam categorias, regras e as lutas eram seguidas. Mesmo assim, Royce Gracie fez parte de grandes lutas como contra Ken Shamrock e Kimo Leopoldo.

Ele também já foi reconhecido pelo próprio UFC sendo o primeiro, e único, brasileiro no Hall da Fama.

Royce Gracie foi primordial no esporte e possibilitou que muitos dos atuais lutadores pudessem conhecer as artes marciais.

 

Anderson Silva

(Foto: Photos by Jed Jacobsohn/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Ex-campeão Peso Médio e dono de lutas memoráveis, como contra Rich Franklin pelo UFC 64, o Spider entra nesta lista como um dos maiores nomes brasileiros.

Com o recorde de dez defesas de cinturão e um estilo de luta polêmico, Anderson também se destacou com boas esquivas, golpes certeiros e poderosos, além de um Jiu-Jitsu muito eficiente.

Não é à toa que o próprio chefão do UFC, Dana White, já o classificou como o melhor lutador da história do evento.

 

José Aldo

(Foto: Getty Images)

Primeiro campeão Peso Pena do UFC, José Aldo defendeu seu título por 7 vezes e contabilizou 10 anos sem uma derrota.

Possuidor de uma uma ótima trocação e com um grande poder de nocaute, Aldo ainda venceu o prêmio de Lutador do Ano pelo World MMA Awards em 2010.

O Scarface ainda é jovem (tem apenas 29 anos) e continua sendo uma das grandes esperanças do Brasil no esporte. Apesar da recente perda do título para o irlandês Conor McGregor, o manauense já mostrou ter superado e acredita em sua vitória em uma possível revanche.

 

Minotauro e Minotouro

(Foto: Adriano Albuquerque)

Os irmão Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro com certeza fazem parte da história do UFC. Ambos são peritos no Jiu-Jitsu e considerados os mais temidos no quesito submissão.

Minotauro é o único lutador na história em ter ganho o cinturão dos pesos pesados no Pride e no UFC. Para ele, não existe desistir. Tanto é que já travou lutas épicas com Bob Sapp (com quase 150 kgs), Mirko "Cro-Cop" Filipovic e Fedor Emilianenko.

Já seu irmão, Minotouro, possui 6 vitórias por finalização e 6 vitórias por nocaute/nocaute técnico, mostrando que também é perigoso na trocação.

Sua luta, ainda no Pride, de três round com Shogun é considerada uma das melhores que o evento já teve.

 

Shogun

(Foto: Getty Images)

Mauricio Rua acumulou algumas boas vitórias contra grandes nomes ao longo da carreira. Ele é o único lutador a vencer seguidamente por nocaute os membros do Hall da Fama do UFC Coleman e Chuck Liddell.

Shogun também fez parte da lendária luta contra Nogueira em 2005, ainda no Pride.

No UFC 104, disputou contra Lyoto Machida, também brasileiro, invicto sem nunca ter perdido nem um round no UFC. Ele perdeu esta luta por decisão unânime dos juízes, o que gerou muitas controvérsias e uma revanche foi marcada.

Então, no UFC 113, Shogun fez, provavelmente, uma das suas melhores atuações e com golpes potentes conseguiu um nocaute contra Lyoto, conquistando o cinturão da categoria.

 

Vitor Belfort

(Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Vitor começou sua carreira no MMA ainda com 19 anos. Venceu Jon Hess em 12 segundos com um nocaute devastador.

Sua primeira vitória do evento veio no UFC 12, tornando-se o vencedor mais jovem da história, ainda com 19 anos.

Em 2004, viveu o drama do desaparecimento de sua irmã Priscilla Belfort, mas mostrou profissionalismo e muita força de vontade ao vencer a revanche contra Randy Couture, tornando-se campeão em duas categorias diferentes no UFC.

Belfort também já protagonizou grandes lutas contra Anderson Silva, Jon Jones, Couture, Liddell, Franklin, Ortiz, Wanderlei Silva e Dan Henderson.

 

Fabrício Werdum

(Foto: Evelyn Rodrigues)

Fabrício é um dos mais temidos no quesito submissão. Duas vezes campeão mundial de jiu-jitsu, bicampeão no Abu Dhabi Combat Club World Peso Pesado, campeão europeu de jiu-jitsu e o primeiro homem a ter vencido por finalização o maior peso pesado do MMA, o russo Fedor Emelianenko..

Werdum teve uma primeira passagem pouco efetiva pelo UFC. Em seu retorno, em 2012, mostrou uma trocação muito intensa e venceu várias lutas graças à efetividade de seus golpes.

O brasileiro enfrentou, então, Cain Velasquez. Uma luta muito técnica por parte de Werdum que acabou com a vitória brasileira. Após uma tentativa de queda do americano, Fabrício caiu com uma guilhotina perfeitamente encaixada e finalizou, unificando o Cinturão Interino e Linear dos Pesos-Pesados do UFC.

Sua primeira defesa do cinturão será contra o americano Stipe Miocic no UFC 198.

 

Junior Cigano

(Foto: Getty Images)

Dono de uma mão pesada, Cigano é especialista em boxe.

Em sua estréia no UFC, e sob a tutela dos irmãos Nogueira, Junior nocauteou o atual campeão dos Pesos-Pesados, Fabrício Werdum, com um uppercut muito forte.

Então, com apenas 3 anos de UFC, obteve a chance de disputar o cinturão com Cain Velasquez. Cigano dominou a luta e, logo no primeiro round, acertou um cruzado de direita que levou o adversário ao chão, depois castigou com uma boa sequência de golpe e conqusitou o cinturão dos Pesos-Pesados.

Recentemente, Junior Cigano venceu Ben Rothwell por decisão unânime e mostrando boa movimentação com excelente conexão de jabs.

 

Rafael dos Anjos

(Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Rafael é o atual campeão Peso-Leve do UFC.

Considerado um dos mais completos lutadores e com grande preparo físico, Dos Anjos iniciou sua carreira no evento de modo bem tímido: com uma derrota.

Porém, em 2013 alcançou 5 lutas invicto, mas parou no russo Nurmagomedov.

Voltou ainda mais focado e, após três vitórias, disputou o cinturão contra Anthony Pettis e faturou o título do americano. Ainda defendeu o cinturão Peso Leve contra Donald Cerrone com um nocaute técnico.

Com 31 anos, ele é um dos grandes nomes do Brasil no UFC atual.

 

Glover Teixeira

(Foto: Getty Images)

Glover estreiou no UFC em 2012. Em um ano e meio de participação no evento e 5 vitórias, foi chamado para disputar o cinturão com Jon Jones.

Nesta altura, ele estava invicto a 20 lutas, contabilizando todas as competições que participou.

Teixeira perdeu sua luta com Jones e, também, sua invencibilidade de 8 anos.

Com 36 anos, é aguardado para sua próxima luta contra Rashad Evans.

 

Lyoto Machida 

(Foto: Getty Images)

Lyoto Machida foi o único a conseguir defender seu cinturão com sucesso na categoria Meio Pesado do UFC. Feito repetido por Jon Jones, que o defendeu 8 vezes.
Ele esteve invicto no MMA até sua segunda luta com Maurício Shogun Rua, que acabou com a vitória do curitibano.
Também detinha o melhor cartel de qualquer lutado profissional, contando com 16 vitórias e nenhuma derrota.

Machida conquistou o cinturão Meio-Pesado em uma luta contra Rashad Evans, a qual venceu por nocaute.

Já protagonizou grandes lutas com Stephan Bonnar, Thiago Silva, Ryan Bader, Tito Ortiz, Rich Franklin, BJ Penn, Rashad Evans, Maurício Rua, Gegard Mousasi, Dan Henderson e Randy Couture.

Atualmente, o ranking oficial do UFC, o classifica na segunda colocação dos médios.

 

História dos lutadores do Brasil no UFC

O Brasil com certeza viveu grandes momentos com estes atletas.

Apesar das recentes derrotas de alguns de nossos maiores ídolos como Anderson Silva e José Aldo, o nosso país ainda conta com grandes nomes que podem nos trazer muitas alegrias.

A Claudia Gadelha, por exemplo, é a número 1 no Ranking Peso Palha Feminino no UFC. Com apenas 27 anos, ela é a próxima desafiante do cinturão da categoria.

Também temos a Cris Cyborg, que recentemente foi contratada para uma luta do UFC 198 e é uma lutadora bem completa.

No masculino, Renan Barão já foi campeão da categoria Peso Galo e o defendeu por três vezes. Em sua última luta, teve uma nova chance de conquistar o cinturão, mas perdeu novamente para Dillashaw, seu último algoz. Apesar das derrotas, Renan é novo e também é outro ótimo lutador em que os brasileiros podem esperar grandes vitórias.