Notícias e Opiniões de Esportes

Os melhores estrangeiros da NBA de cada conferência

Written by Lucas Tomazelli | 29/mar/2016 23:00:00

Ninguém ousa discutir que a NBA é a liga que apresenta o melhor basquete do planeta. Não se contesta também que os EUA são o maiores produtores de estrelas do esporte. Porém, nos últimos anos, muitos estrangeiros vêm contribuindo para tornar essa liga ainda mais forte.

 


Na atual temporada regular, a maioria dos líderes das duas conferências tem estrangeiros em seu time. Alguns são protagonistas como o veterano argentino Manu Ginóbili e os espanhóis Marc Gasol e Serge Ibaka. Outros, mais jovens, vêm ganhando espaço como é o caso do nigeriano Aminu, dos Blazers, e do canadense Olynyk, dos Celtics. 

Confira a lista dos melhores estrangeiros que figuram nos principais líderes da atual temporada da NBA:

Conferência Leste

5. Goran Dragic - Eslovênia - Miami Heat



Com passagens por clubes de sua terra natal e espanhois, Dragic chegou à NBA para defender as cores dos Suns. Depois de passar por Houston, chegou à Miami onde desempenha papel regular ao lado de Wade, Bosh e companhia. Na atual temporada, tem quase 14 pontos de média por partida.

 

4. Kelly Olynyk - Canadá - Boston Celtics



Desde 2013 na NBA, o ala-pivô canadense de apenas 24 anos tem sido uma boa peça para o time de Massachusetts, que tem a quarta melhor campanha do Leste. Olynky ajuda a equipe de Isaiah Thomas com média de 10.1 pontos por partida.

 

3. Al Horford - República Dominicana - Atlanta Hawks



Nos Hawks desde que chegou à NBA em 2007, Horford faz nova boa temporada na equipe de Atlanta com média de 15.4 pontos e 7.1 rebotes por partida. Em 2016, o ala-pivô dominicano foi ao All-Star Game pela quarta vez em sua carreira.

 

2. Luis Scola - Argentina - Toronto Raptors



O experiente argentino de 35 anos tem seu nome marcado na seleção nacional por duas medalhas olímpicas (Ouro em Atenas-2004 e Bronze em Pequim-2008). Na NBA, passou cinco anos em Houston e, depois de passagens por Suns e Pacers, atualmente ajuda o Toronto a fazer boa campanha.

 

1. Timofey Mozgov - Rússia - Cleveland Cavaliers



O pivô de 29 anos chegou a NBA em 2010 para atuar nos Knicks, mas foi a partir de 2011, nos Nuggets, que mostrou seu verdadeiro potencial. Hoje no time de Lebron James e companhia, Mozgov é uma peça útil com média de 6.4 pontos e 4.4 rebotes por partida.

 

Conferência Oeste

5. Al-Farouq Aminu - Nigéria - Portland Trail Blazers



Nascido na Nigéria, mas também com nacionalidade norte-americana, o ala de 25 anos teve passagens por Clippers, Pelicans e Mavericks antes de chegar à franquia de Oregon. Na atual temporada, o nigeriano tem quase 10 pontos de média e 6.1 rebotes por partida.

 

4. Marc Gasol - Espanha - Memphis Grizzlies

Seguindo os passos de seu irmão Pau Gasol, Marc chegou à NBA para defender os Grizzlies em 2008 e por lá segue até hoje. Com média de 16.6 pontos e 7 rebotes por partida, o pivô espanhol é um dos protagonistas da equipe, quarta colocada do Oeste.

 

3. Serge Ibaka - Espanha - Oklahoma City Thunder



Medalha de prata nas Olímpiadas de Londres-2012, o congôles naturalizado espanhol segue sua boa fase no Thunder, ao lado de Kevin Durant e Russel Westbrook. Ibaka, de 26 anos, está na NBA desde 2009 e, na atual temporada, tem média de 12.6 pontos por partida.

 

2. Manu Ginóbili - Argentina - San Antonio Spurs



Nos Spurs desde 2002, Ginóbili é tetracampeão da NBA com a equipe do Texas. Mesmo aos 38 anos, o ala-armador argentino mantém média de quase 10 pontos por partida para ajudar os Spurs a serem a segunda melhor campanha do Oeste.

 

1. Leandro Barbosa (Leandrinho) - Brasil - Golden State Warriors



Atuando na melhor equipe da liga, Leandrinho fica, obviamente longe de ser a estrela da franquia, porém desempenha bom papel no time liderado por Curry. Depois de sofrer uma lesão que o prejudicou em sua segunda passagem pelos Suns em 2014, o brasileiro parece estar recuperando seu bom nível na equipe de Oakland.