imagem de http://www.colombia.com/deportes/mas-deportes/sdi/38639/los-juegos-no-olimpicos-tendran-su-fiesta-mundial-en-cali-2013
Muito provavelmente você nunca ouviu falar do Korfball (ou Corfebol), um esporte que a primeira vista parece com o Basquete. Ele foi inventado na Holanda, onde é muito popular. Entre suas características mais marcantes estão o fato de homens e mulheres jogarem juntos e não ter contato físico durante os jogos.
Ele foi criado em 1902 na Holanda, atualmente mais de 100 mil pessoas praticam Korfball por lá. Ele também é muito popular na Bélgica, esses dois países são as principais potências mundias do esporte, a primeira campeã e a segunda vice em todos os campeonatos mundiais do esporte até hoje.
imagem de: http://www.englandkorfball.co.uk/newsitem.aspx?id=288
As equipes de Korfball tem 8 pessoas cada: 4 homens e 4 mulheres, sendo 2 homens pro ataque, 2 pra defesa e a mesma proporção para as mulheres. O objetivo do jogo é arremessar uma bola numa cesta a 3,5m do chão, ela não tem tabela e fica a dois metros do fim da quadra. Não é permitido que haja contato físico, nem que tire a bola da mão do adversário, mas é possível interceptar no meio dos passes. São 60 minutos divididos em 2 tempos. Há variações do jogo dentro e fora das quadras, inclusive variações com menos jogadores e na areia.
No Brasil foram feitas algumas exibições, mas não há lugares que realmente praticam o esporte. Eu pratiquei quando estive na Holanda, ele é bem divertido e fácil de jogar, é um esporte simples e fácil de aprender.