Notícias e Opiniões de Esportes

O que podemos esperar do novo elenco do Vôlei Renata?

Written by Alyson Oliveira | 16/ago/2017 21:02:00

Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do time

Todo início de temporada gera a mesma dúvida na cabeça do torcedor: será que esse ano meu time vai? Isso vale para todos os esportes coletivos, sendo assim, com o vôlei não é diferente. Algumas competições da temporada 2017/18 já começaram, como o Campeonato Paulista. Com isso, o que podemos esperar do Vôlei Renata, time masculino de Campinas, que teve seu projeto iniciado em 2010 e vem surpreendendo a cada temporada? O primeiro jogo não foi como o esperado e a equipe foi superado pelo Santo André por 3 sets a 1 (25/23; 20/25; 25/21 e 26/24) na casa do adversário. Porém, apenas um jogo não é o suficiente para ditar o que serão os campeonatos disputados.

Basicamente, ocupando o pódio em todas as temporadas desde sua criação, o Vôlei Renata acumula um título dos Jogos Regionais de 2010/11, um dos Jogos Abertos do interior em 2012/13 e uma Copa São Paulo, na temporada 2014/15, além do vice-campeonato da Superliga, principal competição do país, em 2015/16.

Assim como os times de futebol, este esporte de quadra de Campinas trocou de patrocinador para a atual temporada, mudando da Brasil Kirin, que continua com as categorias de base, estampando agora a marca Renata em sua camisa. Além do patrocínio, algumas mudanças importantes ocorreram no elenco, que será comandado novamente pelo técnico argentino Eduardo Horácio Dileo.

O treinador estrangeiro terá novos comandados, como o ponteiro Tiago Mao, que veio do Minas Tenis Clube e já foi bicampeão Paulista e bicampeão da Copa São Paulo Pelo Sesi, na temporada 2012/13. O meio de rede Thiago Rey, mais conhecido como Salsa, vem do Montes Claros para fortalecer a equipe campineira. Com a saída do líbero Tiago Brendle para o SESC, a equipe de Dileo foi até a Bélgica para trazer o argentino Facundo Santucci, que detém, entre outros, seis títulos da Liga Mundial pela Seleção Argentina, o que não é para qualquer um.

Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do time

O oposto Leandro Vissotto veio da Itália e também é um colecionador de títulos, tanto pelos clubes por onde atuou, quanto pela Seleção Brasileira. Além da medalha de prata nas Olimpíadas de Londres 2012, Vissotto é bicampeão da Liga Mundial. Outro atleta que irá fortalecer o meio de rede é o baiano José Jorge Sousa Santos Junior, ou apenas Junior Sousa, outro que também coleciona títulos por onde passa.

Além de Brendle, o central Maurício Souza também se transferiu para o SESC, o oposto Rivaldo e o ponteiro Ygor Ceará foram para o Corinthians e o levantador Jotinha se transferiu para Ribeirão Preto. Confirmadas estas cinco saídas, algumas renovações de contrato foram muito comemoradas pela torcida, como a do ponteiro Diogo, que foi o oitavo maior pontuador da Superliga 2016/17, com 326 pontos. O meio de rede Vini, que pontuou 223 vezes na última Superliga, também renovou seu contrato, trazendo para a torcida a esperança de mais aces convertidos. O levantador Rodriguinho, de 37 anos, assinou sua renovação com o time de Campinas para continuar ajudando o ataque com passes perfeitos.

Até o momento, estas são as novidades no time campineiro. As saídas podem ser sentidas por alguns torcedores, mas o currículo dos que chegaram pregam confiança de uma ótima temporada para o Vôlei Renata, sem contar ainda com as permanências confirmadas. A torcida campineira pode se animar com algo melhor do que o quarto lugar na Superliga da temporada passada que, convenhamos, não é de todo ruim.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Como ficaria a melhor Seleção Brasileira de Vôlei de todos os tempos?
Murilo não foi o único: Relembre 6 jogadores flagrados no doping
Revelação das areias, Guto Carvalhães fala em exclusiva sobre parceria