Notícias e Opiniões de Esportes

Momento nostalgia: A primeira vitória de Ayrton Senna na F1

Written by Luciano Teixeira | 15/jul/2016 10:11:00

Crédito foto: Divulgação/Lotus

No dia 21 de abril de 1985, no GP de Portugal, pilotando um emblemático carro de corrida preto com letras douradas Ayrton Senna vencia sua primeira corrida pela Fórmula 1 e colocava seu nome na história do esporte.

Naquele domingo em Estoril, a chuva que era digna de dilúvio seria motivo de preocupação para qualquer piloto, para este GP de Portugal, as expectativas de vitória se concentravam nas equipes Ferrari e McLaren e a melhor esperança para os brasileiros era que eles somente andassem bem, mas a pole position conquistada por Senna no dia anterior dava indício que o favoritismo destas equipes estava ameaçado. A forte chuva foi a grande vilã da corrida, treze dos vinte e seis pilotos daquela corrida rodaram seus carros na pista em algum momento, esta vitória foi incrível e após o triunfo de Senna o jornal inglês Motoring News escreveu: “Senna deslizava, navegando seguro como um experiente timoneiro numa pista cheia de armadilhas, enquanto outros pilotos veteranos naufragaram na aquaplanagem”.

O mundo todo passava a se render ao talento do brasileiro Ayrton Senna, sua equipe Lotus não vencia uma corrida havia três anos e durante os anos de 1985-1987 Senna fez com que o nome de sua equipe fosse colocada no topo da F1.

Crédito foto: Divulgação/Lotus
Senna não era um piloto comum, ele teve habilidade e capacidade suficientes para dar duas voltas de vantagens sobre ninguém menos que Nigel Mansell e também venceu a corrida com um minuto e dois segundos na frente do segundo colocado, se tratando de F1, essa diferença à frente do segundo colocado é considerado uma eternidade.
Ayrton Senna venceu de ponta a ponta pilotando de forma firme e determinada, essa era uma corrida para grandes pilotos, era a corrida certa para Senna.

“Perdi as vezes em que estive a ponto de quase bater em outro carro. As condições da pista estavam muito perigosas. Dez vezes pior do que o ano passado. Hoje é um dia muito feliz para mim...”, disse Senna para o jornal Folha de São Paulo logo após a corrida.

Atualmente, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nem permitiria a largada da corrida nas mesmas condições climáticas daquela corrida.

A empolgação do brasileiro era tão gigante que logo após a bandeirada ele desacelerou sua Lotus ainda na reta principal e saltou do carro para uma comemoração vibrante jamais vista na TV.


Crédito foto: Divulgação
Naquele momento, o mundo via o surgimento de uma lenda, Senna é considerado o maior piloto de Fórmula 1 em pista molhada e o piloto mais rápido de todos os tempos. Sua Lotus 97T é considerada por muitos como o carro mais bonito de toda a história da Fórmula 1.
Se Ayrton Senna continuasse vivo, suas vitórias e conquistas seriam tantas que ninguém pode mensurar. Ele é um grande campeão, sobretudo numa época em que o protagonista não eram carros tecnológicos, mas sim o piloto juntamente com suas habilidades. 

Assista a vitória de Senna no GP de Portugal                                                      

Veja também:
A triste seca de títulos na F1
Lewis Hamilton diz que Senna é seu grande ídolo e inspiração
8 acidentes incríveis da Fórmula 1