Crédito foto: Reprodução / Site Oficial Conmebol
Chegamos na fase de mata-mata da competição mais importante da América, tendo a presença de sete clubes brasileiros, sendo eles: Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo e Grêmio. O Esportudo listou algumas curiosidades para você se preparar para os jogos da Copa Libertadores da América que vem por aí.
O principal torneio de clubes da América nasceu em Caracas, na Venezuela, no ano de 1959, chamada de Copa dos Campeões, mas logo depois passou a se chamar Libertadores da América em homenagem aos heróis que cimentaram a criação das nações sul-americanas. O primeiro jogo foi no ano de 1960 no duelo entre Peñarol, do Uruguai, contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, que terminou em 7 a 1 para os uruguaios.
Primeiro CampeãoO Peñarol (Uruguai) foi o primeiro clube a levantar a taça do torneio derrotando o Olímpia, do Paraguai, ganhando o jogo de ida por 1 a 0 e empatando em 1 a 1 no jogo de volta, no Paraguai.
Crédito foto: Reprodução / Site Oficial do clube
O maior campeão é o Club Atlético Independiente, da Argentina, com sete títulos (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984), logo em seguida vem o Boca Juniors, também argentino, com seis títulos (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007).
Crédito foto: Reprodução / Site Oficial do clube
O São Paulo e o Santos são os brasileiros com mais títulos na competição, ambos com três conquistas.
Crédito foto: Reprodução / Site Oficial Conmebol
A Argentina é o país com mais títulos no torneio, com 24. Em seguida vem o Brasil com 17, sendo o país com mais diversidade de equipes campeãs, dez no total. São elas: Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.
As equipes do Nacional, do Uruguai, e o Peñarol, também do Uruguai, são as equipes com mais participações no torneio, ambas com 44. O clube brasileiro com o maior número de participações é o Tricolor Paulista com 18.
Crédito foto: Reprodução / Site Oficial Conmebol
O maior artilheiro da história do campeonato é o equatoriano Alberto Spencer com incríveis 54 gols, com 48 feitos pelo Peñarol e seis pelo Barcelona de Guayaquil. Já o brasileiro com mais gols na competição é Luizão com 29 (sendo oito pelo Vasco, 15 pelo Corinthians, um pelo Grêmio e cinco pelo São Paulo). Os 15 gols marcados pelo Corinthians em 2000 colocam Luizão como o segundo maior artilheiro em uma só competição, atrás apenas de Daniel Onega do River Plate.
Mais uma vez o Peñarol; o clube é dono da maior goleada da competição por 11 a 2 sobre o Valencia da Venezuela. A equipe uruguaia é também quem mais fez gols na história do torneio.
O maior público foi em 17 de junho de 1992, com 105.185 pessoas na partida entre São Paulo x Newell's Old Boys da Argentina, partida válida pela final daquele mesmo ano, no estádio do Morumbi, jogo este que o Tricolor conquistaria seu primeiro título
Agora você já pode mostrar para seus amigos que sabe algumas curiosidades do campeonato mais importante da América!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Copeira! Veja por que a Seleção Chilena se tornou potência mundial
Mulheres cartolas são importantes no futebol, e não é de hoje
Concussões cerebrais em campo? CBF propõe projeto sobre o assunto