Notícias e Opiniões de Esportes

NFL: Entenda o que é o Super Bowl e por que você tem que assistir

Written by Carlos Lobão | 3/fev/2017 15:03:00

Crédito foto: Divulgação | Reprodução Facebook oficial da NFL

Não é novidade que o futebol americano está em crescimento no Brasil e hoje já somos o terceiro maior público do esporte no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para o México. Grande parte desse público passa a acompanhar a NFL a partir dos playoffs, mas principalmente após assistir ao Super Bowl, e é por isso que o Esportudo.com tentará dimensionar, abaixo, o significado do maior evento esportivo da América, e o segundo maior do mundo.

O Super Bowl

Primeiramente, iremos explicar o que ele é, e falaremos sobre o seu início, mas sem prolongar a história.

O futebol americano nos Estados Unidos possuía várias ligas e consequentemente diversos campeões, até que em 1966 houve a fusão entre as duas maiores ligas do país: National Football League e American Football League. A partir disso, as duas ligas formaram apenas uma onde as mesmas eram divididas por conferências. O que é o Super Bowl? O campeão de uma conferência enfrentando o campeão da outra conferência para decidir qual a melhor equipe da temporada.

A primeira final unificada ocorreu em 15 de janeiro de 1967 entre as franquias de Green Bay e de Kansas City se enfrentando, e com os Packers se tornando campeão da primeira edição pelo placar de 35-10. Embora o estádio não estivesse totalmente lotado, 65 milhões de pessoas acompanharam a transmissão da partida pelos canais NBC e CBS, o que acabou consolidando o evento.

O evento

Não, não é apenas um jogo. E não acontece apenas no domingo. É uma semana recheada de eventos na cidade onde acontecerá a final, e que atrai milhares de turistas, o que gera uma enorme renda para a liga e para a cidade anfitriã. Para se ter uma ideia, ele é o segundo evento esportivo mais assistido no mundo a cada ano, perdendo apenas para a final da UEFA Champions League.

O custo de um comercial? Podemos analisar os valores em seu início e o quanto custa atualmente.

Na primeira edição, para anunciar seu produto por trinta segundos nos intervalos da partida, uma empresa gastou cerca de 42 mil dólares. Na última edição do evento, uma empresa deveria gastar cerca de 5 milhões. E isso é apenas um exemplo. Trailers da Blockbuster são lançados em intervalos do evento, como já foi confirmado que na edição deste ano será divulgado um trailer de Star Wars 8: The Last Jedi.

O hino nacional

Que os estadunidenses são patriotas ao extremo todos nós sabemos, e isso reflete na execução do hino nacional nos eventos esportivos do país. Porém, essa parte do espetáculo se torna ainda melhor e mais emocionante quando falamos deste evento. Primeiramente, uma personalidade é convidada a entoar o cântico mais celebrado dos Estados Unidos, o estádio inteiro se silencia, e explode em trechos como: "Oh! Say does that star-spangled banner yet wave, O'er the land of the free and the home of the brave?" (Oh, diga! A bandeira salpicada de estrelas ainda acena, sobre a terra dos livres e o lar dos bravos), fazendo com que seja impossível não se arrepiar com um número como esse.

Show do Intervalo

Chega até ser cretino dizer que é um show à parte, mas não é exagero. Com a criação do Super Bowl, no final do segundo quarto (intervalo de jogo) montava-se um palco onde eram feitas apresentações ao público. Com o passar dos anos, os shows foram tomando grandes proporções até que no Super Bowl XXVII realizado em 1993 o convidado foi ninguém menos que o Rei do Pop, Michael Jackson. Isso atraiu ainda mais público e atenção da mídia, fazendo com que as presenças de ícones musicais se tornassem marca registrada do evento.

Para se ter uma ideia, a partir de 1993 tivemos shows como o de Aerosmith, U2 em tributo aos ataques de 11 de setembro de 2001, Janet Jackson, The Rolling Stones, Prince, Bruce Springsteen, The Who, Madonna, Beyoncé e Paul McCartney. 

O show deste ano contará com a presença da cantora pop Lady Gaga.

O jogo

Sim, mesmo com tudo isso ainda temos um jogo. O jogo. As melhores franquias de cada conferência se enfrentando. Por muitas vezes, assim como na edição deste ano, o melhor ataque contra a melhor defesa. Um enorme jogo de xadrez decidido nos detalhes. Para quem acompanha no Brasil, transmissões em bares, cinemas, ou até mesmo para quem quiser assistir no conforto do seu lar. O importante é não perder a oportunidade de assistir ao jogo decisivo e aprender um pouco mais do esporte mais emocionante do mundo.

Transmissão na TV: Domingo (5/2), a ESPN inicia a transmissão a partir das 19h30 (horário de Brasília). O jogo começa às 21h30.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
NFL: Massacre dos Falcons traz choque de realidade para Green Bay

Top 10: Veja as mulheres mais gatas dos jogadores da NFL em atividade
Entenda por que o vôlei feminino é mais popular do que o masculino