Notícias e Opiniões de Esportes

NBA: Os principais candidatos ao prêmio de MVP da temporada regular

Written by Theo Certain | 15/abr/2017 17:02:00

Crédito foto: Getty Images

Falta menos de um mês para o fim da temporada regular da NBA, logo, como de costume, as discussões a respeito dos prêmios individuais já se intensificaram. Jornalistas credenciados nos Estados Unidos e no Canadá votam nos principais destaques da primeira parte do campeonato, candidatos aos títulos de: Melhor Calouro, Melhor Sexto Homem, Jogador que mais evoluiu, Melhor Jogador Defensivo, Melhor Técnico e o MVP. Diferentemente dos anos anteriores, a disputa pelo último citado ainda gera debates. Eleito nas duas últimas temporadas, Stephen Curry, ao dividir espaço com Kevin Durant no Golden State Warriors, neste ano não entrou na briga, aumentando a possibilidade de novos nomes ganharem força, lembrando que o desempenho dos times de cada candidato conta bastante para a escolha do MVP da principal liga de basquete. Veja quem são!

Isaiah Thomas

Um gigante de 1,75m de altura. Se o Boston Celtics retorna aos playoffs da NBA depois de alguns anos, muito se deve ao que seu pequeno armador vem fazendo em 2016/17. A equipe, que não é badalada como as favoritas ao título, ocupa a primeira colocação da conferência Leste, para a surpresa de muitos, e quem esperava o Toronto Raptors como principal adversário do Cavs no Leste, está tendo de lidar com os 29.2 pontos e 6.1 assistências em média de Isaiah. Ele é o jogador menos completo quando comparado aos demais concorrentes ao prêmio. As estatísticas comprovam, mas se for contar o fato de que, levando seu time praticamente nas costas, foi quem chegou mais longe no campeonato, o baixinho merece um reconhecimento à altura.

Lebron James

Se tem alguém que é candidato a MVP ano após ano, esse alguém é Lebron. Atual campeão da NBA com o Cleveland Cavaliers, a sede do atleta por conquistas parece insaciável, e em 2017, acompanhado de Kyrie Irving e de um elenco mais qualificado, segue a passos firmes na busca por mais um anel. Seu jogo dispensa comentários: são 26.1 pontos de média, 8.3 rebotes e 8.9 assistências para o ala de 32 anos. O que pesa para seu lado é a campanha abaixo das expectativas que o Cavs possui atualmente. Por mais que lidere a sua conferência, a equipe ocuparia apenas a quarta posição se jogasse no Oeste, abaixo inclusive do Houston Rockets.

Kawhi Leonard

O ala do San Antonio Spurs faz uma liga espetacular, uma das razões pela qual a equipe está no topo da Conferência Oeste. Dos principais candidatos ao prêmio, talvez seja o que possui menos chance de ganhar, muito em função do estilo de jogo mais coletivo adotado por Gregg Poppovic, mas também por não ter o mesmo poder ofensivo que os demais. Por outro lado, Kawhi é o jogador mais equilibrado da lista, no sentido de que ataca e defende com a mesma intensidade e qualidade. Justifica tal condição por também concorrer ao prêmio de Melhor Jogador Defensivo, para o qual foi nomeado nos dois últimos anos. O atleta está em plena evolução, tem tudo para continuar despontando nos anos seguintes e, quem sabe, ser retribuído com a nomeação.

Russell Westbrook

O que o armador do Oklahoma City Thunder faz nesta temporada é, no mínimo, fora do normal. Ele simplesmente possui um triplo-duplo em suas médias: 31.8 pontos, 10.6 rebotes e 10.3 assistências. São 33 triplos-duplos, 69 na carreira. Faltam apenas oito para alcançar o recorde de Oscar Robertson – que possui 181 na carreira-, estabelecido em 1962. Russell está levando aos playoffs da liga um OKC extremamente desacreditado, e limitado, após a saída de Durant. Porém, a, mesmo que a sexta colocação no Oeste pode ser considerada ótima para o elenco à disposição, acaba por tirar um pouco do brilho da temporada absurda que Westbrook está fazendo. Moralmente, já é o melhor jogador do momento, e promete incomodar bastante na fase final.

James Harden

O Barba é o grande favorito ao prêmio de Melhor Jogador da Temporada, se somados o desempenho individual e o de sua equipe, o Houston Rockets. Verdade seja dita, nenhum jogador das franquias que lideram as conferências está jogando como Harden. Ele contribui para que o Rockets atinja a terceira melhor campanha da liga, mesmo sem um elenco tão recheado como de Warriors e Cavs. É o maior garçom da liga, com 11.2 assistências de média, somadas a 29.1 pontos e 7.9 rebotes por jogo. Muito se deve à nova função do jogador dentro de quadra, que deixou a ala para assumir a condição de armador. Defensivamente ainda está longe de ser dos melhores, mas se depender de sua frieza e consistência ofensiva, Houston chegará muito forte para os playoffs.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Warriors? Cavs? Cinco razões para acreditar no Spurs na luta pelo anel
4 times da NBA que mais foram campeões na história da liga
Conheça as 5 equipes mais valiosas da NBA na atualidade