Crédito foto: Divulgação da CBMT
O muay thai é um esporte tailandês cheio de história e tradição. Diante disso, ele está cada vez mais conquistando espaço no coração dos esportistas brasileiros. Ele é muito importante para os tailandeses, assim como o futebol é no Brasil, simplesmente uma paixão nacional. Sua história envolve grandes lutas e disputas territoriais, que definiram e delimitaram a cultura e as barreiras tailandesas.
O muay thai possui diversas técnicas bastante tradicionais, que bem combinadas, são consideradas letais. Por causa disso, há também ''mestres'' que não sabem transmitir os bons valores desse esporte e ensinam coisas erradas aos seus alunos. Como nesse polêmico vídeo vinculado no início de 2015:
1. Disciplina: a dedicação em aprender as técnicas e em aplicá-las, além de mostrar evolução dentro do treino;
2. Respeito: ouvir os conselhos do mestre, não machucar os colegas de treino e ensinar quem tem menos técnica a evoluir dentro do treino;
3. União: todos evoluem juntos (dentro do seu limite pessoal), estimulam e ajudam os outros a alcançar metas pessoais dentro do treino;
4. Família: todos os colegas de treino são considerados irmãos, todos os iniciantes são bem acolhidos e o mestre é considerado como um pai.
Crédito foto: Reprodução Facebook CBMT
O esporte aterrissou em terras brasileiras no final da década de 70. No início, ele não tinha muita visibilidade por aqui e muita gente não dava muito valor, mas conforme a modalidade evoluiu (mesmo perdendo as técnicas tradicionais tailandesas), ele ganhou uma grande adesão de praticantes.
Ele começou a virar “modinha” nas academias brasileiras a partir de 2012, quando diversas artistas e celebridades aderiram a sua prática. Algumas delas: Sabrina Sato, Fernanda Souza, Carolina Dieckmann e Fernanda Paes Leme.
1. Queima calórica
Uma aula de muay thai tem gasto calórico de mil calorias!
2. Resistência física
Esse esporte funciona a base de exercícios intensos e a capacidade cardiorrespiratória melhora bastante.
3. Socialização
Dentro do treino é possível conhecer várias pessoas legais e fazer amigos.
4. Valores para a vida
Trabalhar em equipe, ajudar o próximo e a determinação para realizar os seus objetivos pessoais.
A prática deste esporte é interessante porque ele desenvolve muito mais do que a parte física. Ele desenvolve também a parte emocional. Além disso, ele tem muitas técnicas legais para a autodefesa e para o aprendizado pessoal. Esse esporte possui motivos de sobra para crescer cada vez mais aqui no Brasil.
Se interessou e quer saber mais? Veja os vídeos a seguir sobre as técnicas do Thai Boran e o trailer de um filme cheio de ação, confira:
Técnicas Thai Boran
Filme Chocolate
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Entenda por que o Guga foi o grande vencedor das Olimpíadas Rio 2016
Saudades? Veja 15 curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016
NFL: Veja palpites e a programação dos jogos da semana 4 da liga