Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O “Profeta” voltou ao Morumbi e já fez gol na sua estreia, diante do Botafogo na vitória por 4 a 3 pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por isso, o Esportudo listou cinco motivos que podem fazer o time do São Paulo mudar de patamar com o Hernanes em campo.
Vencedor dos prêmios Bola de Prata em 2007 e 2008 e Craque do Brasileirão em 2008, Hernanes se notabilizou, no Brasil, por sua técnica e precisão apurada. Com sua ida à Europa, isso só melhorou e hoje o jogador chega ao Tricolor com a missão de rodar a bola com maior qualidade e eficiência no meio-campo do time.
Durante toda a sua carreira, o “Profeta” chamou a anteção por suas cobranças de bola parada. Na sua primeira passagem pelo clube paulista, Hernanes balançou a rede quatro vezes em cobranças frontais (lembrando que na época, a maioria das cobranças eram feitas por Rogério Ceni) e assistiu mais de uma dezena de gols em cobranças de faltas laterais e escanteios.
Além de se destacar no âmbito ofensivo, Hernanes é um bom marcador. Obediente, o meio-campista desempenha bem a função de marcar a saída de bola dos primeiro e segundo volantes adversários pela faixa central do campo. Com isso, o São Paulo poderá ser um time de mais difícil penetração, com condições de exercer uma marcação/pressão no campo adversário.
Depois de quatro anos no profissional do clube, Hernanes foi à Europa, e hoje volta com sete anos de experiência no futebol do velho continente. É claro que isso tem tudo para somar ao grupo de Dorival Jr. que contém diversos jovens promissores e reforços recém-chegados que não conhecem muito bem como as coisas funcionam por lá.
E, por fim, talvez a melhor característica do “Profeta”: seu potente chute de fora da área. Em sua primeira passagem pelo São Paulo foram mais de uma dezena de tentos marcados de fora da área com a bola rolando. Isso pode, e deve ser utilizado, no restante do Campeonato Brasileiro levando em conta que o Tricolor só marcou dois gols de fora da área na competição deste ano até agora.