O esporte é a melhor plataforma para se trabalhar questões sociais. Desde temas como inclusão social e discriminação até outros como saúde, o esporte é responsável até hoje pelas melhores campanhas e projetos sociais.
No futebol, por ser o esporte mais praticado no mundo e pela visibilidade de clubes e atletas, naturalmente se tornou uma modalidades onde essas questões podem ser melhor exploradas e trazer melhores resultados para a sociedade.
Nos Estados Unidos, o crescimento do soccer não tem trazido benefícios apenas para os investidores e donos de franquias. A tão falanda "evolução do soccer" também tem acontecido fora de campo. O MLS Works, iniciativa da Major League Soccer para promover trabalhos e campanhas sociais mostra que a união dos clubes e da liga pode gerar muitos frutos além do desenvolvimento da modalidade no país.
Utilizado como plataforma para que os clubes possam desenvolver seus trabalhamos filantrópicos, o MLS Works tem como objetivo tornar a liga líder em melhorar a qualidade de vida das pessoas através do esporte. Os temas abordados são vários e de ações sociais com comunidades locais, incentivos para pesquisas médicas e tratamento contra o câncer, por exemplo, também fazem parte do trabalho realizado pela MLS.
Além de campanhas anti-descriminação, de sustentabilidade ambiental e trabalhos comunitários, o programa apoia iniciativas nacionais e internacionais como a Children’s Oncology Group, Hope & Heroes Children’s Cancer Fund, the U.S. Soccer Foundation, Special Olympics, Make-A-Wish Foundation, Green Sports Alliance, March of Dimes, Anti-Defamation League, U.S. Fund for UNICEF e muitas outras.
Veja abaixo alguns dos programas sociais que estão sendo realizados nesse momento pela MLS Works:
Em parceria com a RISE, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo utilizar do esporte para promover o combate ao racismo e mostrar o poder da união dos povos, a MLS é uma das principais ligas do mundo que faz campanha pelo combate ao racismo. O Slogan "Não Passe do Limite: Assuma o Compromisso", deixa claro que é uma obrigação de todos lutar contra o preconceito. Com diversos jogadores estrangeiros que tomam a frente na campanha, a RISE utiliza de seus diversos parceiros no esporte e na mídia para promover o trabalho da MLS.
Uma ação simples e efetiva que conta exclusivamente com a participação dos torcedores. Uma vez por ano, a MLS e o banco Wells Fargo premiam aqueles que utilizam o futebol como ferramenta para algum trabalho social.
Após o processo de inscrição, cada clube conta com um torcedor representante que deve apresentar um projeto que tenha como foco inclusão social, questões de saúde ou trabalhos que ajudem a comunidade local de alguma maneira. O vencedor será escolhido por votação popular e receberá do banco 10 mil dólares para investir no projeto.
A campanha contra o câncer foi uma iniciativa da própria MLS e é um dos trabalhos sociais mais antigos apoiados por ela. Dessa forma, a liga arrecada fundos para pesquisas e tratamentos contra o câncer em homens, mulheres e crianças. Nesse caso, é comum que jogadores visitem hospitais infantis em suas ciadades para passar um dia com crianças que esperam por tratamento.
Em parceria com a Adidas, Universidade de Southern New Hampshire e a U.S. Soccer Foundation, 20 quadras serão construídas pelos 20 clubes em periferias de suas cidades onde crianças não tem a oportunidade de praticar esporte.
Dessa forma, crianças e jovens de lugares que sofrem com a violência e a falta de educação poderão se beneficiar da prática esportiva. No ano passado, Colorado Rapids, DC United, New York Red Bulls e Philadelphia Union construíram suas estruturas. Esse ano, o LA Galaxy também já entregou a sua quadra.
Em um trabalho conjunto com a Special Olympics, o objetivo é promover um ambiente de inclusão social e aceitação. Em 2013, foi criado a Unified Sports, programa de intercâmbio para times de futebol de jovens com ou sem deficiência mental. Assim, equipes de cidades que tenham uma franquia da MLS viajam para para receber treinamentos com jogadores e técnicos da liga antes de disputarem uma partida amistosa com outra equipe local que também seja parte do programa. Partidas da Unified são marcadas em parceria com a MLS para que torcedores possam ver de perto o trabalho desenvolvido e o talento dos jovens atletas.
O programa não apenas dá aos jovens a chance de treinar em alto nível, mas de ter uma experiência que provavelmente não teriam sem essa parceria.
No ano passado, um das viagens foi organizada durante a semana do All-Star Game, na cidade do Colorado. Os jovens treinaram junto da equipe do Tottenham e entraram em campo antes da partida.
Foto: Divulgação