Notícias e Opiniões de Esportes

Média de idade de clubes da MLS mostra que liga não é dos veteranos

Written by Paulo Canova | 25/abr/2016 17:44:41

Enquanto muito conhecida por ser a liga dos jogadores em fim de carreira, graças a alguns críticos que ainda insistem em passar uma imagem falsa de que a MLS é lugar para jogadores mais velhos e em fim de carreira, o que se vê dentro de campo é algo completamente diferente.

Com cada vez mais jovens jogadores sendo cobiçados por grandes equipes européias e com o trabalho de base desenvolvido pelas franquias dando seus primeiros frutos, a realidade da liga hoje é muito diferente.

Esta semana, a Major League Soccer publicou em seu site a média de idade de todos os 20 clubes baseado no elenco que disputa a atual temporada de 2016. Os números comprovam que, ao contrário da fama de abrigar jogadores veteranos, a MLS tem uma das menores médias de idade do mundo com nenhum clube acima dos 28 anos de idade.

FC Dallas e Vancouver Whitecaps, duas das melhores equipes de 2015 e que vem repetindo a boa campanha nesta temporada, lideram a lista como as equipes mais jovens da competição. Outros elencos como de Colorados Rapids, Columbus Crew e New York City FC, por exemplo, que possuem uma grande quantidade de jogadores veteranos, sequer ultrapassam a média dos 27 anos.

Não é difícil imaginar porque grandes nomes do futebol já em final de carreira tem buscado os Estados Unidos como último desafio ao invés de mercados como a China e os Emirados Árabes, que acabam pagando muito mais que a MLS. A baixa média de idade está diretamente ligada ao o aumento do nível técnico da liga nos últimos anos e faz com que veteranos europeus e sul americanos mantenham o alto nível de jogo para ainda contribuir com suas seleções, como Pirlo, Kaká e Robbie Keane.

Com as novas gerações de americanos, cada vez mais habilidosos, sendo revelados pelos clubes, a MLS aos poucos consegue aumentar seu nível técnico na mesma proporção em que abaixa a média de idade da liga. Quantos aos veteranos, suas escolhas também começam a ser muito mais ligadas ao desenvolvimento profissional do que ao aumento da conta bancária. Muitos deles como Drogba, Kaká, Gerrard e Fabinho já falaram publicamento sobre a vontade de fazer parte do crescimento da liga e de seguir trabalhando nos Estados Unidos após a aposentadoria dos gramados. Não é por acaso.

Ainda que para muitos críticos seja difícil aceitar essa realidade e admitir que o soccer deu certo nos Estados Unidos, a contratação de veteranos hoje é algo complementar e não mais essencial, muito mais voltada para o marketing e para o desenvolvimento da liga fora de campo. A verdade é que hoje a liga é disputada por jovens que cada vez mais conquistam seus espaço e o carisma do torcedor americano.

 

Confira a lista e a média de idade de cada franquia da MLS:

FC Dallas 25.80
Vancouver Whitecaps FC 26.08
Chicago Fire 26.37
Orlando City SC 26.46
San Jose Earthquakes 26.53
New England Revolution 26.57
Colorado Rapids 26.80
New York Red Bulls 26.88
Philadelphia Union 27.07
Toronto FC 27.17
Sporting Kansas City 27.20
Portland Timbers 27.58
Columbus Crew SC 27.65
New York City FC 27.66
Houston Dynamo 27.71
D.C. United 27.96
Seattle Sounders 28.08
Montreal Impact 28.29
LA Galaxy 28.54
Real Salt Lake 28.59

 

 

Foto: Divulgação