Apesar do pouco tempo de vida, com sua 21º temporada em andamento, a Major League Soccer tem algumas rivalidades muito bem definidas. Como é costume nos Estados Unidos, em todas as modalidades esportivas a rivalidade entre cidades vizinhas ou da mesma região acabam, de maneira sempre bem humorada, sendo levadas para dentro das quatro linhas de campos e ginásios.
No futebol, sete clássicos ganharam destaque e evidenciam essa rivalidade regional. Alguns deles são muito bem explorados pelo marketing dos clubes e rendem inclusive troféu no fim do ano para aqueles que somarem mais pontos nos confrontos diretos aos longo do ano, se tornando verdadeiras competições paralelas à temporada regular da MLS. Vamos à elas:
Obafemi Martins levanta a taça após vencer o Vancouver Whitecaps, em 2015. Foto: Darryl Dyck The Associated Press
Para muitos a rivalidade mais marcante da MLS. Questionável, mas de fato foi a que mais ganhou destaque nos últimos anos com o sucesso do Seattle Sounders desde sua estreia em 2009. Os clássicos que levam o nome da região do Pacífico Noroeste Americano e Canadense começaram em 2004 e faz com que essas três equipes duelem durante toda a temporada, tornando os jogos um verdadeiro show a parte e levando mais de 40.000 torcedores ao estádio. Destaque para a partida entre Seattle e Portland, o clássico que reúne duas das mais maiores e mais fanáticas torcidas do soccer.
Portland Timbers- 3 títulos
Seattle Sounders- 4 títulos
Vancouver Whitecaps- 5 títulos
Michael Bradley comemora gol marcado nos rivais. Foto: The Canadian Press/Chris Young
Poderia ser chamado de “Clássico Canadense”, uma vez que é a rivalidade mais intensa do Canadá, se expandindo para outras modalidades esportivas e intensificando a disputa entre canadenses e franco-canandense. O nome vem da Ontario Highway 401, estrada que liga as duas cidades e é disputado desde 2008, quando o Montreal Impact ainda nem fazia parte da MLS e as equipes se encontravam apenas no Campeonato Canandense. Em 2012, passaram a se encontrar também na principal liga americana e o clássico ganhou nome e notoriedade continental.
Montreal Impact- 4 títulos
Toronto FC- 5 títulos
Landon Donovan, maior artilheiro da história da MLS e do CaliClássico. Foto: Jake Roth-USA TODAY Sports Source
Um dos clássicos mais antigos da MLS, disputado desde 1996, primeiro ano de atividade da liga. As partidas durante o ano determinam quem é a maior força do estado da California e tem o LA Galaxy como maior campeão. Landon Donovan, maior nome do soccer e ídolo das duas equipes, é o maior artilheiro com 12 gols, sendo 8 marcados pelo Galaxy e 4 pelo Earthquakes.
Durante 2001 e 2005, a rivalidade se intensificou com as duas equipes dominando o cenário nacional conquistando quatro MLS Cups em cinco temporadas. Para muitos é a rivalidade mais icônica da liga devido à disputa histórica entre o Norte e o Sul da California no âmbito político, esportivo e cultural.
San Jose Earthquakes- 5 títulos
LA Galaxy- 12 títulos
Drew Moore comemora com a taça em 2015 após conquista do Colorado Rapids. Foto: Isaiah J. Downing-USA TODAY Sports
Criada em 2005, após a entrada do Real Salt Lake na MLS, o clássico da região central dos Estados Unidos marca a rivalidade entre as cidades de Colorado e Salt Lake City. O nome, que significa “Clássico das Montanhas Rochosas”, é devido a geografia da região. A disputa foi criada pelos próprios torcedores das equipes que organizaram os detalhes e criaram o troféu em paralelo à temporada regular a fim de levar para dentro de campo a rivalidade das cidades de uma maneira bem humorada e amistosa.
Colorado Rapids- 4 títulos
Real Salt Lake- 7 títulos
Jogadores em ação no último encontro das equipes, em novembro de 2015. Foto: Facebook
Mesmo que o troféu da Atlantic Cup seja disputado apenas por DC United e New York Red Bulls, é impossível não citar o New England Revolution como parte fundamental da rivalidade local. DC United e New York Red Bulls (antigo Metro Stars) são um dos clubes fundadores da MLS que disputam a liga desde 1996. Pela proximidade e pelos constantes encontros nada amistosos entre as equipes na temporada, a partida começou a tomar grandes proporções e assumiu o título de clássico em 2002, com a criação da Atlantic Cup. Embora não participe da disputa do troféu, o New England Revolution se tornou a terceira grande potência da região e protagoniza grandes jogos contra as equipes da capital de de Nova York.
New York Red Bulls- 5 títulos
DC United- 8 títulos
O famoso canhão agora de volta ao Toyota Stadium, casa do FC Dallas. Foto: Matthew Emmons-USA TODAY Sports
Muito semelhante ao que acontece no California, o clássico texano marca a rivalidade das duas principais cidades do estado em diversas modalidades esportivas. Ao final da temporada, a equipes que tiver somado mais pontos no confronto direto leva para casa o El Capitán, um canhão do século 18 modelo mountain howitzer que fica exposto no estádio todo ano para lembrar torcedores locais e visitantes quem é o atual vencedor do Texas. Apesar de recente, sendo criado em 2006 com a chegada do Houston Dynamo à MLS, a rivalidade é levada a serio entre os torcedores e é uma das mais disputadas do país, levando mais de 30.000 torcedores ao estádio.
A história do canhão é curiosa e começou como uma criação do marketing do FC Dallas que buscou um original da época da Guerra Civil, no Missouri, e o levou de volta para Frisco. Nos primeiros anos o canhão ficou adormecido, mas eventualmente é possível vê-lo disparar na comemoração após uma vitória no clássico.
Houston Dynamo- 5 títulos
FC Dallas- 5 títulos
As equipes de Nova York se enfrentam pela primeira vez na história em maio de 2015. Foto: Facebook
O mais recente clássico de todos mas que tomou grandes proporções ainda em 2013, quando o City Football Group anunciou que abriria uma franquia na cidade de Nova York. Disputado pela primeira vez em 2015, os Red Bulls levaram a melhor e venceram todos os 3 confrontos do ano. A rivalidade também já teve tempo de mostrar o pior lado do esporte, quando as torcidas se enfrentaram antes de uma partida. A cena rara nos Estados Unidos mostra que tempo de existência nem sempre quer dizer alguma coisa quando o assunto é rivalidade.
Como o New York Cosmos, lendária equipe dos anos 70 que dominou o futebol americano na época, disputa a NASL, Red Bulls e Citizens brigam hoje pelo domínio da cidade que nunca dorme.
O nome do derby foi escolhido pelos torcedores de ambas equipes, em uma votação popular.
New York Red Bulls- 1 título
Foto: Facebook