Crédito montagem: Esportudo.com / fotos: Getty Images
Um levantamento feito pela How Much ranqueou as ligas esportivas de maiores receitas no mundo dos esportes. Apesar de a lista completa contar com as 20 ligas que mais faturam, chama a atenção que nas dez primeiras colocações, cinco são ocupadas pelo futebol. Outro ponto a ser destacado é que os Estados Unidos ocupam quatro posições do top 10, evidenciando sua força no mercado e expertise no gerenciamento de ligas esportivas.
Não foi surpresa que a primeira colocação tenha ficado com a NFL. A principal liga de futebol americano tem um faturamento de 13 bilhões de dólares por ano e lucra 3.5 a mais que a MLB, segunda colocada. Mesmo com números que parecem insuperáveis, a NFL ainda registra crescimento a cada temporada. Atualmente, a exportação da liga e o sucesso da modalidade em outros países como o Brasil ajudam nesse crescimento.
O Brasil não ficou de fora. Na décima primeira posição, o Campeonato Brasileiro aparece com uma receita de 1 bilhão de dólares, o que é motivo suficiente para levantar (mais uma vez) a discussão de como o dinheiro arrecadado pela CBF é mal investido no futebol nacional.
A Major League Soccer, que tem apenas 20 anos de existência e viveu seu período de maior crescimento nos últimos cinco anos, também aparece na lista. A excelência na gestão esportiva e a força do mercado norte-americano já colocam o soccer como a 18º liga profissional que mais fatura no mundo com 461 milhões de dólares anuais. Estudos recentes preveem que a MLS irá fazer parte do top 5 das ligas de futebol que mais lucram em até 10 anos.
Outro destaque vai para o baseball, que apesar se restringir a apenas alguns países, possui duas ligas no top 10 sendo a MLB, dos Estados Unidos e a NPB, do Japão. Ambas as principais ligas da modalidade.
Veja também:
Os 10 maiores contratos de patrocínio do futebol internacional
Futebol internacional: Confira 11 craques do Campeonato Inglês
A Premier League está virando um Brasileirão