Notícias e Opiniões de Esportes

Guia: Finais da NBA 2017 - Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers

Written by Marcos Araujo | 1/jun/2017 23:12:10

Crédito foto: Reprodução / Flickr

Finalmente chegamos ao ponto mais esperado no mundo do basquete, as finais da NBA! Foram 2460 jogos na temporada regular com mais 74 durante os Playoffs. Agora teremos pelo menos mais quatro jogos para concluir a temporada de 2016/17. E poderia ser diferente? Como não ter imaginado uma final entre o Warriors e o Cavaliers? Lebron James x Kevin Durant? Steph Curry x Kyrie Irving? Uma situação bem familiar para o fã da Liga Americana. Essa será a terceira final consecutiva entre as duas equipes. Para o Warriors, uma revanche, para o Cavaliers, uma declaração! Como não ficar ansioso?

Montamos esse guia para resumir os pontos mais fortes e fracos de cada time, datas e horários, palpites e mais. Confira!

Datas e horários

Lembrando que a final é uma série melhor de sete jogos. O time que ganhar quatro desses é coroado campeão!

Primeiro Jogo: Quinta, dia 01 de junho às 22h, em Oakland, Califórnia

Segundo Jogo: Domingo, dia 04 de junho às 21h, em Oakland, Califórnia

Terceiro Jogo: Quarta, dia 07 de junho às 22h, em Cleveland, Ohio

Quarto Jogo: Sexta, dia 09 de junho às 22h, em Cleveland, Ohio

*Quinto Jogo: Segunda, dia 12 de junho às 22h, em Oakland, Califórnia

*Sexto Jogo: Quinta, dia 15 de junho às 22h, em Cleveland, Ohio

*Sétimo Jogo: Domingo, dia 18 de junho às 21h, em Oakland, Califórnia

 *Se for necessário

História do duelo

Três anos seguidos com os mesmos times disputando o topo da melhor Liga de basquete do mundo. Cavs x Warriors III. Nas finais de 2015 tivemos uma vitória do Warriors em seis jogos com Andre Iguodala eleito MVP. Ano passado o campeão foi o Cavaliers em sete jogos. Ah é! E o Cavs ganhou três consecutivos para levar o anel quando o Warriors estava liderando a série 3 jogos a 1. Rivalidade não vai faltar entre os dois times que já declararam sua antipatia pelo seu adversário.

Temporada regular

Warriors: Primeiro lugar na Conferência Oeste

Vitórias: 67

Derrotas: 15

Aproveitamento: 81,7%

Cavaliers: Segundo lugar na Conferência Leste

Vitórias: 51

Derrotas: 31

Aproveitamento: 62,2%

Técnicos

O que falar dos dois técnicos que participarão dessas finais? Para ser franco, não temos nada em especial para esperar dos bancos dos Warriors e Cavs. Não são os Greg Popovich ou Bradley Stevens. O que seria do Steve Kerr e Tyrone Lue sem suas estrelas? Ao mesmo tempo, to nem aí! Estamos aqui para assistir os melhores jogadores da última década!

Jogadores chaves e candidatos a MVP da finais

Crédito foto: Getty Images

Golden State Warriors:

Kevin Durant: 25.2 pontos, 7, 8 rebotes, 3,7 assistências

O título indo para Golden State depende muito do desempenho de Durant. Sabemos que o Cavs consegue ganhar do Warriors sem KD, vimos isso no ano passado. O que não sabemos é se o Cavs consegue ganhar de um Warriors com KD.

Steph Curry: 28,6 pontos, 5,5 rebotes, 5,6 assistências

Steph Curry mudou a NBA, isso é fato. Agora que o Durant chegou, ele escorregou para segundo lugar no time, mas isso não quer dizer que ele não tem a responsabilidade de carregar sua equipe. Ao contrário. Steph Curry precisa dominar todo o aspecto dessa final para ter a chance de ser bicampeão.

Draymond Green: 13,9 pontos, 8,7 rebotes, 7,2 assistências

O coração do Golden State Warriors: Green está lá para fazer de tudo que o time precisa. Aquele cara que vai marcar qualquer jogador na defesa, principalmente Lebron.

Klay Thompson: 14,4 pontos, 3,5 rebotes, 2 assistências

Talvez o cara mais perigoso no ataque do Warriors. Claro, KD e Curry podem marcar em toda oportunidade, mas Klay é daqueles raros jogadores que pode marcar mais de 30 pontos em um quarto. Ele já fez isso antes...

Cleveland Cavaliers:

Lebron James: 32,5 pontos, 8 rebotes, 7 assistências

King James! Lebron é o cestinha dos Playoff 2017 e recentemente passou Michael Jordan em pontos durante o post season! Ele é o único jogador desses Playoffs no Top 5 em assistências que não seja um armador.

Kyrie Irving: 24,5 pontos, 2,4 rebotes, 5,6 assistências

Podemos debater que Irving é melhor que Curry. Sabemos que Lebron é o jogador mais dominante da Liga hoje, mas ele não é sempre consistente na parte ofensiva. Kyrie vai comandar o ataque do Cavs e se ele tiver um jogo ruim, é bem provável que Cleveland vai perder.

Kevin Love: 17,2 pontos, 10,4 rebotes, 1,9 assistências

O pivô talvez está jogando seu melhor basquete da sua carreira em Cleveland. Para ganhar o título, Love precisa jogar em alto nível. Se tivemos um Kevin Love confiante, veremos um grande jogador que pode ser um candidato surpreso para MVP das Finais.

*Todas as médias de pontos, rebotes e assistências durante os Playoffs 2017

O duelo da série: Lebron x Durant

Crédito foto: Getty Images

Não só teremos uma revanche do Warriors contra o Cavs, mas também teremos a segunda disputa pela hegemonia da competição entre Lebron e Durant. A grande diferença era que em 2012, Lebron jogava pelo Miami Heat e Durant fazia parte do Oklahoma City Thunder. Lebron levou a melhor de Durant em cinco jogos.

Como já diz, Durant é possivelmente o jogador mais importante dessa final. Fique ligado nele. Ele pode ser o fator que determinará a conclusão do torneio.

Os menos badalados que podem fazer a diferença

Golden State Warriors:

Andre Iguodala:

Lembra quando o Warriors ganhou do Cavs em 2015? Iguodala foi o MVP daquela conquista. Foi ele que fez quando o time precisou e foi ele quem marcou e “parou” Lebron James.

Cleveland Cavaliers:

Tristan Thompson:

Todo time campeão precisa de um jogador como Thompson. Alguém que entra no jogo para fazer as coisas pequenas ou as jogadas de menos brilho. Lembrando que vai ser ele o responsável para proteger o aro do Cavs.

J.R. Smith:

Quando o Big 3 do Cleveland Cavaliers não está jogando bem, J.R. Smith sempre está ali para aliviar, ou pelo menos tentar. O jogador de mil tatuagens não tem medo de arremessar de qualquer lugar na quadra. Às vezes ele vai frio, mas não podemos esquecer das inúmeras vezes em que ele também pegou fogo na bola de 3.

As jornadas para chegarem nas finais

Golden State Warriors: O Warriors tem sido perfeito durante os Playoffs: 16 jogos e 16 vitórias. Em geral, o time do norte de Califórnia foi contestado pouquíssimas vezes.

Cleveland Cavaliers: Se não fosse uma derrota em casa para o Boston Celtics, o Cavaliers também entraria nas finais invicto.

Realidade de cada time se ganhar e perder

Golden State Warriors:

Ganhar: Dois títulos em três anos com a possibilidade de começar uma dinastia, porque seus principais jogadores já disserem que querem voltar no ano que vem.

Perder: Será um fracasso gigante. Os Warriors, após ceder o título para o Cavs em 2016, contratou um dos melhores jogadores de basquete para seu time. Se não conseguir a vitória, o Warriors vão ser lembrado como um dos melhores times da história da Liga que nunca ganhou um título (ou apenas um em três anos).

Cleveland Cavaliers:

Ganhar: Prepare-se! Teremos um off season cheio de comparações entre Lebron James e Michael Jordan. Quem é melhor?

Perder: Prepare-se! Teremos um off season cheio de boatos sobre trocas e agentes livres para melhorar o elenco do Lebron James.

E aí galera? Quem vai se consagrar o campeão? King James levará seu quinto título? Kevin Durant ganhará seu primeiro? Quem vai ser o MVP das finais e ajudará seu time a levantar o Larry O’Brien Trophy? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Oportunidade imperdível: Capital de São Paulo recebe a NBA Finals
Patrocínio milionário: veja quem estampará a camisa dos Cavs em breve
Em exclusiva, Fischer elogia Flamengo: "É um grupo muito trabalhador”