A guia completa da Copa Bridgestone Libertadores da América de 2015.
A fase de grupos da Copa Libertadores começa no dia 17 de fevereiro com cinco clubes brasileiros. O Brasil será representado pelo Atlético MG, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo, todos já tem uma Libertadores na história do clube e entra em busca de mais um. Como sempre, os clubes brasileiros entram na competição como forte concorrentes e favoritos ao maior título da América Latina. Os campões do Brasileirão e da Copa do Brasil, Cruzeiro e Atlético, e times tradicionais e vencedores como o Corinthians, Internacional e São Paulo. O atual campeão San Lorenzo e os outros clubes pelas Américas sempre venham cheio de vontade para derrotar nossos times.
Teremos grandes jogadores e jogos emocionantes como sempre. Veja abaixo sua guia da Copa Libertadores da América!
Técnico: Levir Culpi
Goleiros: Victor, Giovanni, Uilson
Laterais: Marcos Rocha, Douglas Santos, Patric, Pedro Botelho
Zagueiros: Leonardo Silva, Jemerson, Edcarlos, Emerson, Tiago
Volantes: Pierre, Leandro Donizete, Lucas Cândido, Rafael Carioca, Josué, Eduardo
Meias: Cárdenas, Dodô, Danilo, Dátolo, Maicosuel
Atacantes: Jô, Lucas Pratto, Carlos, Guilherme, Cesinha, André, Luan
Técnico: Levir Culpi
Grupo 1: Atlas, Atlético MG, Colo-Colo, Santa Fé
Tabela de Jogos:
Colo-Colo x Atlético MG quarta-feira 18/02/2015 Santiago
Atlético MG x Atlas quarta-feira 25/02/2015 Independência
Santa Fé x Atlético MG quarta-feira 18/03/2015 El Campín
Atlético MG x Santa Fé quinta-feira 09/04/2015 Independência
Atlas x Atlético MG quarta-feira 15/04/2015 Jalisco
Atlético MG x Colo-Colo quarta-feira 22/04/2015 Independência
Última Participação na Libertadores: Campeão em 2013, o Galo chegou na Libertadores de 2014 com a expectativa de ganhar o bicampeonato. O time mineiro foi bem na fase de grupos ganhando 3 jogos e empatando 3. Com esses resultados terminou a fase de grupos em primeiro lugar. A jornada do bi acabou no confronto das oitavas de finais contra o Atlético Nacional da Colômbia, onde o Galo perdeu fora de casa e empatou no Independência.
Pontos Fortes do Time:
Entrosamento- O Galo tem o mesmo técnico do ano passad0 e muitos jogadores que vem jogando juntos a anos.
Independência- Todos sabem da potencia do Galo no Horto.
Experiência- Quase todos jogadores no elenco do Galo já jogou a Libertadores e já foi campeão de uma competição de peso.
Pontos Fracos do Time:
Opções no Banco para a Defesa e seu Centroavante- Se precisar de tirar os titulares destas posições, o Galo vai ter dificuldades na reposição do mesmo nível.
Lateral Esquerda- Douglas Santos tem jogado bem, mas provavelmente não vai jogar alguns jogos da fase de grupos.
Lado Direito- Marcos Rocha quando desce falta aquela cobertura que o Luan fazia na temporada passada.
Quem Pode Fazer História:
Vitor: O ídolo da Massa é sem duvidas um dos melhores goleiros do Brasil. São Vitor já fez história na Libertadores e ele pode repetir este feito.
Lucas Pratto: O atacante esta jogando bem para o clube mineiro e é a principal arma de gols no ataque do Galo.
Levir Culpi: Campeão da Copa do Brasil e da Recopa no ano passado, Levir Culpi pode se tornar um dos maiores técnicos da história do Atlético se conseguir levantar a taça da Libertadores.
Técnico: Tite
Goleiros: Cassio, Guilherme, Matheus Vidotto e Walter
Laterais: Edílson, Fábio Santos, Fagner, Guilherme Arana e Uendel
Zagueiros: Edu Dracena, Felipe, Gil, Pedro Henrique e Yago
Volantes: Bruno Henrique, Cristian, Elias e Ralf
Meias: Danilo, Jadson, Matheus Pereira, Petros e Renato Augusto
Atacantes: Angel Romero, Emerson Sheik, Paolo Guerrero, Gustavo Tocantins, Luciano, Malcom, Stiven Mendonza, Vagner Love
Grupo 2: San Lorenzo (ARG), São Paulo, Danúbio (URU) e Corinthians.
Tabela de Jogos:
Corinthians x São Paulo – 18 de fevereiro, às 22h na Arena Corinthians
San Lorenzo x Corinthians – 4 de março, às 22h no Nuevo Gasómetro
Danubio x Corinthians – 17 de março, às 19h30 Jardines del Hipódromo
Corinthians x Danubio – 1º de abril, às 22h na Arena Corinthians
Corinthians x San Lorenzo – 16 de abril, às 22h na Arena Corinthians
São Paulo x Corinthians – 22 de abril, às 22h no Morumbi
Última participação na libertadores:
Em sua última participação da libertadores, o timão teve um remake da final de 2012 contra o Boca Juniors da Argentina, porém desta vez com uma derrota na argentina e um empate em São Paulo o time deu adeus a competição. Erros de arbitragem e boa atuação de Riquelme foram marcas desta eliminação. Em 2013 foi eliminado nas Quartas de Finais pelo Boca Juniors (ARG).
Os pontos fortes da equipe:
Torcida: A torcida do Corinthians sempre figurou entre as maiores do Brasil, se igualando a do Flamengo, e já é provado que onde quer que o time esteja um número expressivo de torcedores estarão lá, por tanto, o bando de loucos é um ponto muito forte para equipe paulista.
Estádio: “Caiu em Itaquera, já era!”, depois da construção da Arena Corinthians, o lema é realmente esse, difícil um time entrar em campo contra o timão em Itaquera e sair de lá sem uma derrota, o time conta com uma estrutura de primeiro mundo e o primeiro item em fusão com este, ou seja, Torcida + Arena Corinthians = um verdadeiro inferno para qualquer adversário.
Técnico: O técnico Tite tem nome no timão, não é pra menos, foi com ele que o timão conquistou o título inédito de 2012 e o bi-mundial, além de ter uma relação muito próxima com o torcedor, de ter uma bela casa para jogar, o técnico se especializou no período de um ano que ficou afastado dos gramados, e com isso novidades são muito esperadas para esta temporada.
Os pontos fracos da equipe:
O velho azar: Embora tenhamos espantado o fantasma da libertadores, não sabemos ao certo como será o mundo pós campeão, em 2013 não deu para ter muita noção pois a eliminação foi muito manchada por erros grotescos de arbitragem. Enfim, vamos torcer para que não seja mais uma vez um empecilho.
A possível ausência de Guerreiro: O timão tem uma referência forte lá na frente, o atacante Paolo Guerreiro que fora o artilheiro da equipe no ano passado, é verdade que isso não parece um problema, a questão é que até agora o craque não teve sua renovação contratual, e isso ainda assusta os torcedores, e sua ausência pode significar um problemão!
Precisa de substitutos a altura: Alguns setores do campo ainda precisam de substitutos a altura, um atacante a nível de Guerreiro, um Zagueiro a nível de Gil e Edu Dracena por exemplo. Peças de reposição para competições como está são imprescindíveis!
Quem pode fazer história:
Paolo Guerreiro: O Atacante artilheiro da equipe tem tudo que o timão precisa, raça, precisão e carisma com a equipe!
Emerson Sheik: Marrento, veloz e tinhoso, esta combinação em 2012 foi muito importante. Sheik tem como características não se abalar em uma Bombonera lotada por exemplo, e sabe por fogo no circo quando necessário!
Cássio Ramos: Todo time campeão tem um ótimo goleiro, Cássio em 2012 foi fenomenal e fez defesas que salvaram o time de uma eliminação precoce, o gigante alvinegro já se mostrou muito preparado para disputas que exigissem muito dele!
Técnico: Marcelo Oliveira
Goleiros: Fábio, Rafael, Elisson
Laterais: Mayke, Ceará, Gilson, Mena, Pará, Fabiano
Zagueiros: Bruno Rodrigo, Léo, Manoel, Alex, Paulo André, Douglas Grolli
Volantes: Henrique, Seymour, Willians, Willian Farías, Eurico, Tinga, Bruno Edgard
Meais: Marquinhos, de Arrascaeta, Alisson, Júlio Baptista, Neílton
Atacantes: Leandro Damião, Willian, Judivan, Joel, Riascos, Henrique Dourado
Última Participação: Eliminado nas Quartas-de-final (Cruzeiro 1 x 2 San Lorenzo – Placar Agregado)
Grupo 3: Cruzeiro, Huracán, Mineros de Guayana, Universitario Sucre
Tabela de Jogos:
25/02/2015 Universitário de Sucre x CRUZEIRO em Sucre, Bolívia
03/03/2015 CRUZEIRO x Huracán em Belo Horizonte
19/03/2015 Mineros de Guayana x CRUZEIRO em Ciudad Guayana, Venezuela
08/04/2015 CRUZEIRO x Mineros de Guayana em Belo Horizonte
14/04/2015 Huracán x CRUZEIRO em Buenos Aires
21/04/2015 CRUZEIRO x Universitário de Sucre em Belo Horizonte
Pontos Fortes:
O Técnico: A continuidade do técnico pode fazer a diferença. No comando desde janeiro de 2013, Marcelo Oliveira transformou o Mineirão em um caldeirão onde o Cruzeiro raramente é batido. Além disso, ele possui uma boa relação com os atletas, além de excelente leitura de jogo.
Jogo Aéreo: As jogadas aéreas vem sendo bem aproveitadas desde 2013, e, com a chegada de Leandro Damião para o comando do ataque, é provável que continue sendo uma alternativa viável, seja em jogadas de bola parada, seja em cruzamentos oriundos dos pontas e dos laterais. O Cruzeiro iniciou bem o ano nesse quesito, uma vez que o primeiro gol no Campeonato Mineiro saiu de uma cobrança de escanteio.
A velocidade do ataque: A rapidez do time celeste é uma das principais armas para esta Libertadores. Com jogadores velozes do meio para frente, como Willian, Marquinhos, Alisson, Judivan, de Arrascaeta, Joel e Neílton, o Cruzeiro tende a utilizar a correria como método para surpreender os adversários, principalmente quando jogar fora de casa.
Pontos Fracos:
Jogadores Decisivos: O elenco carece que jogadores decisivos, os que chamam a responsabilidade e aparecem nos jogos decisivos. Na Libertadores passada, tanto Goulart como Everton Ribeiro pecaram nesse quesito na fase mata-mata e, esse ano, o Cruzeiro apostou suas fichas em jogadores uruguaios, chilenos e colombianos para tentar mudar essa situação.
Controle e Posse de Bola: Na última Libertadores, o Cruzeiro teve muitas dificuldades em assumir o controle das partidas, impor o seu jogo, apresentar o futebol de campeão brasileiro. A marcação apertada e a pressão na saída de bola que os adversários estrangeiros impunham não era o estilo de jogo com que os jogadores celestes estavam acostumados a enfrentar. Os zagueiros eram forçados a fazer ligação direta, o atacante brigava sozinho, o meio-campo criativo não se encontrava e os jogos íam se tornando tensos. Com a experiência do ano passado, o time necessita fazer diferente.
Gols sofridos em Casa: Em se tratando de Cruzeiro, o gol tomado dentro de casa parece que é obrigatório. São raras as partidas de mata-mata, seja na Libertadores, seja contra times importantes na Copa do Brasil, em que as redes do Fábio não são vazadas dentro de casa. O reforço nesse quesito é importantíssimo para chegar longe na competição.
Quem pode Fazer História:
De Arrascaeta: foi uma das revelações da última Libertadores jogando pelo Defensor. Agora, jogando pelo campeão brasileiro e ao lado de jogadores mais técnicos, ele tem tudo para repetir o bom futebol do ano passado.
Alisson: o ponto que mais chama a atenção no garoto Alisson é a sua imprevisibilidade. Com a agilidade e a velocidade que tem, ele consegue dar um drible curto, achar um espaço para infiltração e fazer jogadas de linha de fundo que são importantes para quebrar a defesa adversária. Continua sendo uma boa aposta para 2015.
Mayke: eleito Bola de Prata da Placar em 2013 e titular na grande maioria dos jogos em 2014, ele tem feito a diferença em campo. A ultrapassagem em alta velocidade e os bons cruzamentos são as principais virtudes do lateral, que conseguiu oito assistências no último Campeonato Brasileiro.
Técnico: Diego Aguirre
Goleiros: Alisson, Dida, Muriel
Laterais: Alan Ruschel, Claudio Winck, Fabrício, Geferson, Léo
Zagueiros: Alan Costa, Ernando, Juan, Paulão, Réver
Volantes: Anderson, Aránguiz, Nilton, Rodrigo Dourado
Meias: Alex, Alisson Farias, D’Alessandro, Nicolás Freitas, Valdivia
Atacantes: Bruno Gomes, Eduardo Sasha, Jorge Henrique, Luque, Nilmar, Rafael Moura, Taiberson, Vitinho
Grupo 4: Emelec, Internacional, Universidad de Chile, The Strongest
Tabela de Jogos:
The Strongest x Internacional terça-feira 17/02/2015 22:30 no Hernando Siles
Internacional x Universidad de Chile quinta-feira 26/02/2015 20:15 no Beira-Rio
Internacional x Emelec quarta-feira 04/03/2015 22:00 no Beira-Rio
Emelec x Internacional quarta-feira 18/03/2015 19:45 no George Capwell
Universidad de Chile x Internacional quinta-feira 16/04/2015 22:00 em Santiago
Internacional x The Strongest quarta-feira 22/04/2015 17:30 no Beira-Rio
Última Participação na Libertadores: A última participação do Internacional na Copa Libertadores foi no ano de 2012. O Inter classificou com a última vaga do Brasileirão e venceu o Once Caldas no placar agregado de 3 a 2 na primeira fase. Na fase dos grupos, Internacional ficou em segundo lugar atrás do Santos com duas vitórias, duas derrotas e dois empates. O Inter enfrentou e perdeu para o Fluminense nas oitavas de finais com um placar agregado de 2 a 1 para o time carioca.
Pontos Fortes do Time:
Velocidade no Campo de Ataque: Ataque veloz com muitas opções de gols e criatividade.
Meio Campo com muito Talento: Meio campo muito técnico e experiente.
Torcida Colorada: Torcida que tem o maior numero de sócios no Brasil.
Pontos Fracos do Time:
Time Novo: Falta de entrosamento com novos jogadores e novo técnico Diego Aguirre.
Zaga: Setor de defesa vem sendo questionada e citada como insegura.
Disciplina: Time precisa melhorar o comportamento dentro de campo.
Quem Pode Fazer História:
Nilmar: Jogador que foi revelado nas categorias de base do Colorado, mas não tem um título expressivo pelo clube. Nilmar é a principal esperança de gols do time Gaúcho.
Aránguiz: Apareceu muito bem ano passado como um elemento de surpresa vindo de trás e controle bem o meio campo.
D’Alessandro: Ídolo da torcida, D’Alessandro comanda o meio e o ataque do Inter. Ele da assistências, bate falta e faz gols, tudo que pode se fazer bicampeão da Copa Libertadores.
Técnico: Muricy Ramalho
Goleiros: Rogério Ceni, Denis, Renan Ribeiro e Léo;
Laterais: Luis Ricardo, Carlinhos, Auro, Reinaldo, Bruno;
Zagueiros: Rafael Tolói, Rodrigo Caio, Edson Silva, Antônio Carlos, Lucas Silva (Lucão), Breno, Paulo Miranda e Dória;
Volantes: Souza, Denilson
Meias: Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso, Maicon, Thiago Mendes, Hudson, Boschilla, Centurión e Daniel
Atacantes: Luis Fabiano, Alexandre Pato, Alan Kardec, Jonathan Cafu, Ademilson e Ewandro
Grupo 2: Corinthians, Danubio, San Lorenzo, São Paulo
Tabela de Jogos:
18.02: Corinthians X SÃO PAULO – Arena Corinthians
25.02: SÃO PAULO X DANUBIO - Morumbi
18.03: SÃO PAULO X SAN LORENZO DE ALMAGRO - Morumbi
01.04: SAN LORENZO DE ALMAGRO X SÃO PAULO - Pedro Bidegain
15.04: DANUBIO X SÃO PAULO - Jardines del Hipódromo
22.04 : SÃO PAULO X Corinthians - Morumbi
As últimas participação na Libertadores: As últimas participações do SPFC renderam momentos de emoção e frustração, em 2009 fomos eliminados pelo Cruzeiro nas quartas de final, em 2010 fomos eliminados pelo Internacional nas semi finais e em 2013 última participação do clube, fomos eliminados pelo Atlético Mineiro nas oitavas de final.
Pontos Fortes:
A Sabedoria do MITO: Rogério Ceni é uma motivação a mais para a presença do time nessa Libertadores, o Capitão Tricolor foi peça chave para a conquista da vaga ano passado e tem uma super experiência quando se trata deste competição, são 82 jogos e 14 gols no currículo. Com Ceni em campo o time se torna mais seguro e sua experiência em competições internacionais pode quando refletida nos demais jogadores faz toda a diferença.
Aqui é Muricy meu filho!: A experiência de Muricy também é um ponto que faz toda a diferença no SPFC conhecido por ser rígido e exigente, ele soube tirar o time de uma situação difícil em 2013 e contribuiu positivamente para a conquista da vaga para a Liberta em 2014. Grande conhecido e ídolo para o torcedor Tricolor Muricy leva em seu currículo grandes conquistas no SPFC tanto como jogador quanto como treinador como exemplo; o Tri-Hexa conquistado em 2008 que alimenta a confiança do torcedor na competência de seu treinador.
Pontos Fracos:
Defesa: Não é de hoje que a defesa do SPFC não anda bem da pernas, tirando o M1TO, a zaga do time vem sido bastante criticada e marcada por erros bobos, que em uma competição internacional pode custar caro.
Entrosamento: Os reforços do SPFC chegaram muito em cima da hora e não puderam participar da pré temporada como resto do time, como consequência Muricy ainda não tem um time titular definido e a Libertadores não pode ser palco de testes, é pra valer.
Quem Pode fazer História:
PH Ganso: Desde que chegou ao SPFC Ganso é questionado a assumir sua posição de craque no time, demorou para se adaptar mas suas últimas atuações deixam o torcedor empolgado para que Paulo Henrique possa se destacar e ajudar o Tricolor à conquistar seus objetivos.
Luis Fabiano: Sempre uma peça a parte, conhecido por ser esquentado e por colecionar impedimentos, o Fabuloso também é um dos maiores goleadores do SPFC e sua sede de gols está sempre aguçada. Apesar dos pesares Fabiano é um grande craque, experiente e competitivo que poderá escrever sua história na Libertadores deste ano.
Rogério Ceni: O grande M1TO do Morumbi como já citado anteriormente carrega consigo muito da história do time, são anos de vitórias e de grandes atuações. Uma vida de dedicação e amor ao clube, onde nem a idade se mostra um obstáculo; vale lembrar a temporada do ano passado onde Ceni foi uma das principais figuras para o vice-campeonato brasileiro e a tão aclamada classificação para a Libertadores da América que para Rogério será a última de sua carreira, para ele, mais do que nunca, é tudo ou nada.
Veja também a nossa guia dos outros clubes participantes da Copa Libertadores de 2015!
Colaboração: Danilo Chagas, Gisele Moreira, Heitor Freitas, Marcos Araujo e Paula Xavier