Crédito foto: Getty Images
Quinta-feira passada (2/3) terminou a primeira bateria dos testes oficiais da F1 em Barcelona (ESP). São testes importantes, já que o regulamento da categoria limita muito os individuais de cada equipe. Diferem de treinos tradicionais. Não tem compromissos com tempos ou competição. Acontecem inclusive alguns testes técnicos para todos, como pneus em pista molhada artificialmente. Tem muito jogo de cena, gente escondendo o jogo, dando pistas falsas.
Normalmente segundos pilotos e novatos querem mostrar serviço, ganhar espaço e moral nos times, enquanto que aqueles que já não tem mais nada que provar para ninguém ficam na moita, evitando exposição desnecessária. Cada equipe tem sua própria estratégia e vai para a pista buscando resolver problemas específicos ou testar uma ou outra solução técnica; largada, pit stop, refrigeração, posição de piloto no cockpit, consumo, posição de asas. Sempre com o maior cuidado para não “entregar o ouro”. Leia, abaixo, os principais destaques da 1ª semana em Barcelona:
Barbatanas e penduricalhos
As equipes no geral apelaram para a “barbatana de tubarão”, aquela asa vertical que sai da tomada de ar e se estende pela traseira do carro, parecendo uma placa. Feio demais, em minha opinião. A asinha em T na tomada de ar também apareceu. A Williams chegou a testar uma asinha dupla. A Mercedes foi exceção, com uma “meia barbatana” bem mais discreta e poucos penduricalhos aerodinâmicos, mostrando um projeto mais maduro limpo, bonito e bem acabado.
Primeira polêmica
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Force India
Algumas equipes usaram uma suspensão que causou bate boca, com recursos eletrônicos discutíveis pelo regulamento, que proíbe a suspensão ativa desde 1994. O pessoal da Force India chegou a declarar que se fossem levar a sério, nenhuma equipe poderia largar. Vai dar pano para a manga nesse começo de temporada e a FIA soltou um comunicado dizendo que “ficará muito atenta” nesse quesito. A conferir.
Não vai
Destaque negativo para os motores da Honda, que deram dores de cabeça para o pessoal da McLaren desde o primeiro dia. Não rolou.
Avanti
Reprodução Twitter oficial da competição
A Ferrari parece que encontrou um caminho interessante para começar bem a sua temporada. O novo carro mostrou muito potencial. Andou bastante e sempre bem. Se for durável e equilibrado em condições de corrida, pode finalmente andar na frente dos Mercedes.
Te dá asas?
O campeão mundial Fernando Alonso declarou num chat que a equipe que mais o preocupa para essa temporada é a Red Bull. Segundo o espanhol a equipe austríaca se escondeu nos testes de Barcelona e deve surpreender na Austrália, com um carro completamente diferente do que mostrou semana passada. Alonso não é bobo. Deve saber do que está falando.
Massa e o Novo Demolidor
Crédito montagem: Esportudo.com | Fotos: Getty Images
Felipe Massa fez bonito nesta primeira semana. Esteve sempre entre os mais rápidos enquanto a Williams teve carro para botar na pista. Pena que o carro foi sendo destruído por seu companheiro de equipe. O estreante Lance Stroll (CAN) bateu nas duas ocasiões que saiu para treinar, e é forte candidato para ingressar na turminha da pancada, o grupinho de pilotos que sempre garante fortes emoções nas corridas e nos treinos.
Geral
Num resumão desses primeiros dias da Fórmula 1, Ferrari e Mercedes foram os times que se saíram melhor. Valtteri Bottas (FIN), estreando na Mercedes, foi o mais rápido de todos e bateu o recorde do circuito. Só não foi perfeito porque bateu no muro no segundo dia. Pela Ferrari, Kimi Raikkonen (FIN) foi o mais veloz em dois dos quatro dias, ficando com o segundo melhor tempo.
Total de voltas de cada equipe
Mercedes – 558 voltas
Ferrari – 468 voltas
Sauber – 349 voltas
Haas – 343 voltas
Red Bull – 294 voltas
Renault – 293 voltas
Force India – 278 voltas
Williams – 213 voltas
McLaren – 208 voltas
Toro Rosso – 183 voltas
Novos testes em Barcelona rolam nesta semana. A temporada da Fórmula 1 esse ano começa para valer no fim de semana do dia 26 de março, no GP da Austrália.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Fórmula 1: Confira o calendário definitivo da temporada 2017
O que muda nos carros da Fórmula 1 em 2017? Entenda!
Confira 6 bons motivos para acompanhar a Fórmula 1 em 2017