Crédito foto: Divulgação / UEFA
A Eurocopa, um dos maiores torneios entre seleções do mundo, já está em andamento e entre as diversas referências ao torneio, os mais empolgados chamam até de “Copa do Mundo sem Brasil e Argentina”.
O primeiro torneio foi disputado em 1960 e foi vencido pela extinta União Soviética. Nos primeiros anos, a fórmula era bastante simplificada: a fase final era apenas disputada por quatro equipes e em formato de semifinal e final. A partir de 1980 o formato passou a abrigar grupos e mata-matas, crescendo em quantidade de participantes gradualmente até os dias de hoje.
Quem vai conquistar o troféu na competição ainda é uma incógnita. Com as atuais potências Espanha e Alemanha, uma França ressurgida, a sempre perigosa Itália e as diversas seleções emergentes, a única certeza é de que teremos grandes jogos. Mas e quem já levantou o troféu? Confira abaixo todas as seleções que já conquistaram o torneio:
O grande jejum por um título mundial colocou a fama de “eterna favorita” a um país que sempre teve no futebol uma grande força, mas pouco se refletiu em conquistas. O título europeu de 1964 já era até esquecido quando o futebol espanhol passou a dominar o mundo. Além da Copa do Mundo, veio o bicampeonato europeu com vitórias sobre a Alemanha (1 a 0, gol de Fernando Torres em 2008) e uma goleada sobre a Itália em 2012.
A Alemanha é a maior campeã do torneio em conjunto com a Espanha, ambas com três títulos. O primeiro veio ainda como Alemanha Ocidental, nome causado pela Guerra Fria, em 1972. A vitória foi sobre a União Soviética por 3 a 0. Na estreia do formato de grupos, em 1980, veio o segundo título com uma vitória diante da Bélgica por 2 a 1. O tricampeonato veio em 1996 com outra vitória apertada: 2 a 1 contra a República Tcheca. O jejum de 20 anos não condiz com o atual momento alemão que, mais do que nunca, vem forte para voltar a conquistar o torneio.
A França campeã mundial de 1998 entrou como favorita ao título da competição de 2000 e confirmou o título que se esperava. Engana-se quem pensa que foi fácil. Ao contrário do 3 a 0 com sobras diante do Brasil, dois anos antes, o time liderado por Zidane sofreu muito e passou apenas nos últimos minutos da prorrogação pelo semifinalista Portugal.
Na final, perdia da Itália até os 45 minutos do segundo tempo, quando empatou. Trezeguet marcou na prorrogação e levou o segundo troféu para os franceses que já haviam conquistado o torneio em 1984 contra a Espanha.
Se o país é uma das principais campeãs mundiais (atrás do Brasil e empatada com a Alemanha), a Azurra não tem o mesmo prestígio no torneio continental. O único título veio em 1968 e com uma incrível curiosidade: a semifinal terminou empatada e a vaga para enfrentar a final contra a Iugoslávia veio em uma disputa de cara ou coroa.
Outra seleção que sempre apresenta um jogo bonito e ofensivo, mas que costuma falhar em momentos decisivos de Copa do Mundo, a Holanda também conquistou o torneio uma vez, em 1988. Após ficar em segundo lugar na chave por conta de uma derrota para a União Soviética na estreia (0 a 1), os holandeses venceram a Alemanha por 2 a 1 (com um gol aos 43 minutos do segundo tempo) e tiveram a chance de uma revanche contra os soviéticos na final: 2 a 0.
Crédito foto: Divulgação / Site oficial UEFA
Se hoje já não existe mais nos mapas de geografia, a União Soviética deixou grandes times nos livros de história. Entre eles, a equipe que conquistou o título da primeira e inédita Eurocopa. Após um confronto épico contra a França que terminou em 5 a 4 com direito a três gols soviéticos nos últimos quinze minutos de partida. O título veio contra a Iugoslávia em mais um jogo emocionante.
É difícil, mas a zebra aparece de vez em quando no torneio. Foi o que aconteceu em 1992, na edição disputada na Suécia. A Dinamarca não chamou atenção na fase inicial e se classificou com campanha irregular – 0 a 0 contra a Inglaterra, derrota por 1 a 0 para os mandantes suecos e uma vitória contra a França por 2 a 1. Na fase final, porém, o time cresceu e passou pela Holanda para bater a Alemanha na grande final por 2 a 0.
A Tchecoslováquia aproveitou a última edição do torneio com apenas quatro times na fase decisiva. O título veio contra a Alemanha: um empate por 2 a 2 levou a partida para os pênaltis e os tchecos levaram a melhor, vencendo por 5 a 3.
Outra das raras zebras europeias, a Grécia surpreendeu o mundo ao vencer a favorita e sede seleção de Portugal. Após uma classificação também no sufoco, os gregos não tomaram mais gols e aplicaram um triplo 1 a 0 contra França, República Tcheca e Portugal para conquistar o maior título da sua história.
Veja também:
O que mudou o futebol alemão
Há quatro anos, Eurocopa vivia intensas disputas, dentro e fora do campo; relembre!
Prometem! Sete jogadores para você não perder de vista na Eurocopa 2016