Crédito da foto: Getty Images
A temporada de 2016/17 tem sido fenomenal em geral. Vimos Russell Westbrook quebrar o recorde de triplo duplos e manter essa média absurda. Vimos também o Celtics ser o primeiro colocado na Conferência Leste e o estilo de jogo da NBA mudar com um recorde de bolas de 3 serem convertidas. Nos Playoffs, não tem sido diferente.
LHoje, encontramos o Golden State Warriors e o Cleveland Cavaliers nas Finas da NBA. Até que foi esperado. São os times mais fortes da Liga Americana e contaram com a sorte que nenhum jogador de peso se lesionou. O que não foi esperado foram os números e estatísticas que foram acumulados durantes esses Playoffs 2017. Confira, abaixo, 12 estatísticas bizarras das Finais da NBA:
1. 11 participações em Jogos das Estrelas
Crédito foto: Getty Images
11 jogadores do Warriors e Cavs já jogaram em pelo menos um Jogo das Estrelas em toda sua carreira. O maior número desde as Finais de 1983 entre o Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers que contavam com Magic Johnson, Moses Malone, Kareem Abdul-Jabbar etc.
2. Sete finais consecutivas para LeBron James
É isso. Pode falar o que quiser do King James, mas o cara realmente tem dominado a Liga Americana. Seis outros jogadores dos Celtics, nos anos 50 e 60, também conseguiram chegar em sete finais.
3. Oito finais consecutivas para os comentaristas
As Finais da NBA de 2017 será a oitava do quarteto Mark Jackson, Doris Burke, Jeff Van Gundy e Mike Breen.
4. Os dois times com os melhores ataques dos Playoffs
O Warriors tem uma média de 118,3 pontos por jogo enquanto o Cavs marca 116,8 por jogo.
5. 125 lances livres para LeBron James
Será que ele está atacando o aro? LeBron James fica em primeiro em tentativas de lances livres nesses Playoffs com 125.
6. Três finais consecutivas entre o Warriors e Cavs
É a primeira vez na história da Liga Americana que os dois times se enfrentem em três anos consecutivos.
7. 1956 ou 61 anos atrás
Foi a última vez em que dois times profissionais dos Estados Unidos se encontraram em uma final pela terceira vez seguida. Naquele ano, o Montreal Canadiens e o Detroit Red Wings disputaram as Finais da NHL pela terceira vez em sequência.
8. 12 vitórias e zero derrotas do Warriors
O Golden State Warriors é o primeiro time da história a chegar nas finais sem perder um jogo nos Playoffs. Impressionante ou preocupante?
9. LeBron passa Jordan com 5,995 pontos em Playoffs
Crédito de foto: Getty Images
King James é o maior cestinha da história dos Playoffs. Ele passou o mestre Michael Jordan durante as Finais da Conferência Leste contra o Boston Celtics. Jordan marcou 5,987 pontos com Kareem Abdul-Jabbar em terceiro com 5,762 pontos.
10. 125 Bolas de 3 entre LeBron James e Stephen Curry em finais
James lidera a lista de jogadores com o maior número de bolas de 3 na história das Finais da NBA com 68. Stephen Curry fica em segundo com 57 acertos de longa distância.
11. 14.6 Bolas de 3 do Cavaliers por jogo
Está quente em Cleveland. Os jogadores do Cavs estão acertando em média 14.6 bolas de 3 por jogo nos Playoffs – um recorde!
12. Sete MVPs em quadra
LeBron James em 2009, 2010, 2012 e 2013. Kevin Durant em 2014. Stephen Curry em 2015 e 2016. Os melhores jogadores da última década disputarão essa Final.
Qual estatística, dado ou número mais chamou sua atenção? Comente! Uma coisa é certa, essa final entrará para história do basquete.
Veja também:
Patrocínio milionário: veja quem estampará a camisa dos Cavs em breve
Em exclusiva, Fischer elogia Flamengo: "É um grupo muito trabalhador”
Guia: Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers