Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Fedor Emelianenko
Considerado por muitos o melhor lutador de MMA da história, o russo Emelianenko Fedor fez história no Japão. Enquanto atuou na organização Pride FC, se manteve invicto e tornou-se campeão, tomando o título do lendário Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro. Além disso, foi capaz de manter uma invencibilidade de pouco mais de nove anos, algo raríssimo no MMA, ainda mais se tratando da categoria dos pesados.
Passou por organizações como Rings, Pride, Affliction, Strikeforce, Rizin, entre outros. Atualmente é contratado do Bellator, organização americana, e fará sua estreia no sábado, 18, contra um ex-UFC, o peso pesado Matt Mitrione.
Enquanto não chega o dia da luta, o Espportudo separou as cinco vitórias mais marcantes da história desta lenda. Confira!
5. Emelianenko Fedor x Semmy Schilt
Pride 21, Saitama, Japão, 23 de junho de 2002
Emelianenko fez sua estreia no Pride contra o gigante holandês Semmy Schilt, que viria a se tornar tetracampeão do maior evento de luta em pé da história, o K-1. Fedor simplesmente não deu chances para o adversário e dominou completamente a luta, do começo ao fim. A vitória veio por decisão unânime.
4. Emelianenko Fedor x Antônio Rodrigo Nogueira
Pride 25, Yokohama, Japão, 16 de março de 2003
Fedor derrotou nosso herói, o brasileiro Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, e se tornou campeão dos pesos pesados do Pride.
3. Emelianenko Fedor x Kazuyuki Fujita
Pride 26, Tokyo, Japão, 8 de junho de 2003
Três meses após conquistar o cinturão da organização, Fedor pisa mais uma vez no ringue do Pride, encarando a fera japonesa Kazuyuki Fujita. Fujita não se intimidou com o russo, chegando a conectar bons golpes, que deixaram o adversário tonto. Mostrando um incrível poder de recuperação, Fedor contra-atacou e conseguiu levar a luta para o chão, vencendo o oponente por finalização a 4:17 minutos do primeiro round.
2. Emelianenko Fedor x Andrei Arlovsky
Affliction: Day of Reckoning, Anahein, Estados Unidos, 24 de janeiro de 2009
Já lutando nos Estados Unidos, Fedor enfrenta o atleta Andrei Arlovsky, de Belarus. Arlovsky também não se intimidou com Fedor e partiu para cima, levando vantagem na luta em pé e mostrando uma ótima técnica de boxe. Quando conseguiu encurralar Fedor no corner, tentou aplicar uma joelhada voadora e recebeu um direto de direita enquanto ainda estava no ar, e foi nocauteado aos 3:14 minutos do primeiro round.
1. Emelianenko Fedor x Mirko Crocop
Pride Final Conflict 2005, Saitama, Japão, 28 de agosto de 2005
Fedor contra Crocop era a luta mais esperada da época. Dono de um chute de esquerda perigosíssimo, Crocop era apontado como o único atleta com chance de derrotar Fedor. Estava em jogo também o cinturão dos pesos pesados da organização.
Em uma luta muito dura, Fedor conseguiu a vitória por decisão unânime, defendendo seu cinturão na luta que foi considerada a luta da década pelo site FightMatrix.com.
Sua última luta foi na Rússia, no evento EFN 50, vencendo o brasileiro Fábio Maldonado em uma decisão muito controversa, onde muitos apontaram o brasileiro como o vencedor. A expectativa para a luta de sábado (18) é grande. Não é sempre que vemos uma lenda viva em ação. Um prato cheio para os fãs de MMA.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
As 5 melhores lutas de brasileiros na história do UFC
Fã de tênis? Veja um Top 10 das melhores jogadoras de todos os tempos
UEFA Champions League: o Esportudo quer saber de você quem vai ganhar