Notícias e Opiniões de Esportes

Análise: 4 desafios para o Corinthians no Brasileirão

Written by Marcelo Possato | 5/jun/2016 11:00:00
Crédito foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
No ano passado, o Corinthians surpreendeu a todos. Não só pelo começo do ano e pelas eliminações no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores da América. Tite tinha um time que não tomava gol, mas também não marcava. E por isso, ninguém apostava que o time acabaria o ano sendo campeão brasileiro e com um estilo de jogo europeu de dar gosto de ver.

No final de 2015 e começo 2016, algo inevitável ocorreu. Várias jóias lapidadas foram embora para outros continentes e fizeram do Corinthians, um time com necessidade de reestruturação. Vale dizer que desde o começo deste ano, as peças estão sendo repostas, mas o problema é que o rendimento caiu, e o time ainda não deslanchou. Veja abaixo quais são os quatro desafios do Corinthians neste Campeonato Brasileiro:

Comando de zaga

Crédito foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Gil foi contratado pelo Shandong Luneng, time chinês treinado por Mano Menezes. Com isso, o Corinthians perdeu o seu jogador mais regular e xerifão da equipe. Com uma regularidade absurda, Gil era o maior responsável dentro de campo pelo fato do Corinthians tomar poucos gols em 2015. 
 
Buscar um substituto para Gil seria uma tarefa quase impossível. O Corinthians contratou o paraguaio Balbuena e Vilson, vindo do Grêmio, mas fato é: o ano começou com a rede alvinegra balançando muito mais. Para o brasileiro,Tite vai ter um grande desafio. Ainda mais que Felipe, parceiro de Gil no ano passado, deve ir para a Europa

Criação de jogadas 

 Crédito foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
O ano de 2015 foi maravilhoso. Principalmente por causa desses dois jogadores (Jadson e Renato Augusto) ambos tiveram os melhores momentos de suas carreiras no alvinegro. Não é à toa que Renato foi eleito o melhor jogador do Brasileirão 2015.
 
Esse desempenho fez com que os olhos do mundo se abrissem para esses dois meias. Renato Augusto foi contratado pelo Beijing Guoan e Jadson teve como rumo o Tiajin Quanjian, time comandado por Vanderlei Luxemburgo, ambos por valores altíssimos. 
 
Para o Timão, a consequência foi principalmente a perda do poder de criação de jogadas da equipe. 2015 acabou com um entrosamento gigante no meio de campo. Neste ano, isso foi perdido. Peças como Giovanni Augusto, Guilherme, Marlone e Marquinhos Gabriel foram adquiridas com o intuito de se recuperar isso. No Paulistão, entretanto, ficou provado que esse é um processo lento e que demandará tempo até o time se encaixar no setor. 
 
Até esse momento os torcedores apoiam a formação com Giovanni Augusto, Marquinhos Gabriel e Marlone, compondo o meio de campo ofensivo da equipe, porém, esses três nunca jogaram juntos. 

Esquema tático

 
 
Crédito foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Em 2015 o Corinthians tinha uma peça muito importante a frente de sua zaga. Ralf, além de ter um poder de marcação enorme, protegia a defesa. Além disso, permitia um esquema tático para Tite no qual Elias, Renato e Jadson poderiam ser bem ofensivos em determinadas situações.
 
O 4-4-2 do ano passado foi substituído por novas alternativas. O esquema tático mais utilizada por Tite neste ano até agora foi o 4-1-4-1 com Bruno Henrique fazendo a antiga função de Ralf. O problema é que ele não possui a característica incisiva de marcação, deixando o time mais vulnerável.

Centroavante

 Crédito foto: Getty Images
Vágner Love começou sua passagem no Corinthians desacreditado. Não rendia, não acertava um chute, não ganhava uma dividida. Porém, acabou o ano como herói e deu a volta por cima. Não foi à toa que atraiu os cofres do clube francês do Monaco e acabou em campos europeus após ser campeão brasileiro pelo Timão.
 
Tite começou 2016 com uma demanda no ataque. Encontrar um centroavante que conhecesse o caminho das redes. Luciano era um bom reserva e foi mantido, mas para tentar suprir a posição, André, ex-Sport Recife foi contratado. Até agora fez alguns gols, mas ainda tem muito o que mostrar. A torcida está no pé já. Será que acontecerá o mesmo que aconteceu com Vágner em 2015? Fato é: se isso se concretizar, o Corinthians tem chances de conquistar um bicampeonato.
 
Por outro lado, há chances de Luciano assumir a posição de titular no Timão. Tite pode ser chamado de teimoso pelos torcedores de vez em quando, mas uma coisa não pode ser contestada: cada jogador terá sua chance de brilhar e firmar sua posição. 
  
Veja também:
Mais do que um clássico, Corinthians e Palmeiras é uma paixão; veja 7 momentos inesquecíveis
As 8 camisas mais bonitas da história do Corinthians
Os 5 maiores títulos do Corinthians em sua história