Notícias e Opiniões de Esportes

Derby centenário: curiosidades de um dos maiores clássicos do futebol

Written by Gabriel Cuzziol | 22/fev/2017 10:00:00

Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial dos clubes

O futebol é o único esporte coletivo do mundo capaz de despertar paixão e rivalidade de forma inexplicável. As maiores delas surgem sempre por algum motivo.

Em 2017, o Derby Paulista, assim nomeado pela imprensa esportiva brasileira, ganhou uma data especial - que será comemorada nesta quarta-feira, 22, na quinta rodada do Campeonato Paulista. Afinal, são 100 anos de histórias, curiosidades, vitórias, derrotas e muita competição que marcam Palmeiras e Corinthians, ou Corinthians e Palmeiras para não denotar como provocação.

A rivalidade entre os clubes surgiu em 1917. Pessoas da época dizem que alguns italianos se desligaram da entidade inicial e quiseram fundar a sua própria, ajudando a nascer o Palestra Itália, coisa que os corintianos jamais perdoaram. Assim, o embate se estendeu entre Palestra Itália, o clube que representava a imigração italiana vinda da Primeira Guerra Mundial ao Brasil, e o Corinthians, que desde a sua fundação era denominado o time do povo, dos menos favorecidos que residiam em São Paulo na época. Hoje, as duas torcidas tomam o Brasil "inteiro”.

O primeiro confronto entre o Palestra Itália e o Corinthians obteve um resultado que ajudou a apimentar a relação entre as duas equipes. O Palmeiras, clube recém fundado, venceu o então já bicampeão estadual por 3 a 0 logo na primeira partida. Surgia, assim, a maior rivalidade do futebol paulista até os dias de hoje.

O Derby não só marcou história no futebol brasileiro, mas como no mundial também. A CNN o considera o nono maior clássico do mundo, o segundo das Américas e o único do Brasil a figurar entre as principais rivalidades mundiais. Já o site especializado, Football Derbies, chegou a colocar o confronto entre os dois times como a quarta maior rivalidade do mundo, (e a primeira brasileira), hoje figurando como oitavo no ranking mundial. A revista nacional, Trivela, o classificou como o segundo maior do Brasil entre todos os clássicos.

Entre as principais disputas, o #DerbyCentenário já decidiu vaga em final de Libertadores, final de Campeonato Brasileiro e Paulista, torneio Rio São Paulo, dentre outras competições. O número de jogos entre as duas equipes até hoje disputados é de 352, com 120 vitórias corintianas, 107 empates e 125 vitórias palmeirenses.

Concluindo, mexer com a rivalidade entre esses dois é mexer com algo inexplicável que só o futebol proporciona. É vivenciar sentimentos de agonia, angústia, êxtase completo, passionalidade, alegria e tristeza. Isso, só quem acompanha e vive o derby pode sentir.


E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Relembre 3 grandes estreias do Goiás pela Copa do Brasil
Grêmio não conquista o estadual há 7 anos: como acabar com o jejum?
Atletiba: o dia em que a união - que faz a força - irritou gigantes