Notícias e Opiniões de Esportes

Corrupção no futebol: Operação FIFA

Written by Evandro Almeida Jr | 14/abr/2016 17:26:28

Jamil Chade, Política, Propina e Futebol, Como o "Padrão FIFA" Ameaça o Esporte Mais Popular do Planeta.

 

Um tema pouco exposto nos jornais, corrupção no futebol. Jamil Chade é a fonte para contar como durante seus 15 anos sendo correspondente internacional em Genebra, Suíça, houve tanta corrupção no futebol.

 

O escândalo e a prova da corrupção na FIFA

Publicado em 2015, em momento oportuno, visto que poucos meses antes, jornais do mundo inteiro estamparam em suas capas, reportagens sobre os escândalos de corrupção na FIFA, o livro cita alguns jornais como, NY Times, Reuters, El País, cujo foco principal não é esporte, expuseram em suas capas, as falcatruas da maior entidade do futebol.

Chade expõe uma série de documentos revelando conversas entre os magnatas do futebol mundial, pagamentos de propinas para compras de voto, até eleições e decisões de sedes da Copa do Mundo que sofreram com a corrupção.

Jamil Chade, narra de maneira minuciosa, as relações entre os dirigentes de federações ao redor do planeta, cuja prioridade era o “bem-estar” deles, não do esporte.

Milhões desviados, que seriam para a propagação do esporte como algo saudável, de paz, se converteram em mansões em Nova York e contas cheias nos paraísos fiscais.

É um livro que mostra o outro lado do futebol, não só jogos e grandes eventos, mas também, as negociações de patrocínios em eventos padrão FIFA.

Não é só um livro, é um documento histórico do futebol, pois evidencia de maneira global os acontecimentos de quem estava na beira do campo da sede da maior entidade futebolística do mundo.

Alguém que entende do assunto e como jornalista expôs os acontecimentos, para ajudar a criar uma nova perspectiva sobre futebol.

Não é à toa que inicia o livro com o nome de 11 crianças, que ele mesmo diz: “Aos onze titulares absolutos de uma nova geração de torcedores-cidadãos que não aceitarão meias-verdades”.

Futebol não é só lazer, saúde, fair-play, mas também uma herança cultural da humanidade que precisa ser preservada e praticada sem corrupção.

 

(Jamil Chade. Política, Propina e Futebol “Como o Padrão FIFA Ameaça o Esporte Mais Popular do Planeta”. Objetiva, 331 páginas, R$ 39,90 pela Livraria Cultura).