É bem verdade que o Brasil pouco revela talentos como em outros tempos, mas isso não significa que os brasileiros ainda não sejam destaque por onde passam. Há alguns anos, os grandes investimentos no esporte feitos por países do Oriente Médio e do Leste Europeu fez com que jogadores brasileiros levassem em consideração novos destinos para praticar a profissão. Recentemente, a China tem ocupado parte considerável dos noticiários com suas cifras astronômicas.
Nos Estados Unidos, não é diferente. Apesar de os salários não chegaram nem perto do que pagam clubes da China ou da Arábia Saudita, a qualidade de vida, a estrutura da liga e a regularidade do campeonato fez com que muitos brasileiros também escolhessem o país para mostrar seu futebol.
Na América do Norte é impossível dizer que apenas os brasileiros são protagonistas na Major League Soccer. Com a cada nova geração de americanos elevando o nível do esporte cada vez mais, jogadores estrangeiros dividem as responsabilidades de maneira igual. Mas os brasileiros não só foram peças importantes por onde passaram como também conquistaram o respeito dos torcedores, algo muito valorizado na terra do Tio Sam.
Para a temporada 2016, muitos brasileiros assumem papéis importantes e de muita responsabilidade em seus clubes. Por isso, o Esportudo selecionou cinco jogadores que fazem a diferença em suas equipes e dão aos torcedores um motivo a mais para assistir aos jogos da MLS:
Em sua segunda temporada como capitão do Orlando City, o meia tem a difícil tarefa de liderar a equipe e conquistar a inédita vaga para os playoffs. Fora de campo, Kaká é um embaixador do clube, fundamental para tornar o Orlando City o segundo time de todo brasileiro.
Campeão duas vezes pelo LA Galaxy, o volante é considerado um dos melhores jogadores brasileiros que já passaram pelos Estados Unidos. Após um ano no Colorado Rapids, chega ao DC United para trazer experiência e qualidade para o meio de campo de uma das equipes mais tradicionais do país.
Desde 2013 no Philadelphia Union, o lateral é um dos líderes da equipe. Duas vezes vice campeão da US Open Cup, espera que em 2016 possa comemorar com a torcida uma vaga nos playoffs e, quem, sabe, o título da copa que vive escapando.
O volante do New York Red Bulls de 25 anos chegou no ano passado após duas temporadas no Montreal Impact e logo se tornou peça fundamental de um dos times mais eficientes da MLS. Com características ofensivas e bom passe, marcou 9 gols em 2015.
Apesar de ser um dos principais jogadores americanos dos últimos anos, Feilhaber nasceu no Rio de Janeiro e não deixa de ser uma representação brasileira em campo. Camisa 10 clássico, tem ótimo toque de bola e é fatal na bola parada. Grande nome da seleção dos Estados Unidos nos anos 2000 e figura importante nos últimos títulos conquistados pelo clube entre 2013 e 2015.