O Peixe conseguiu manter peças importantes que, no ano passado, levou o time à final da Copa do Brasil, o título do Paulistão e a sétima colocação no Brasileirão.
Além disso, surgiram bons nomes da categoria de base que se destacaram no Campeonato Paulista e agora têm a chance de confirmarem as suas qualidades. Vale aguardar para ver o que fará o Peixe neste Campeonato Brasileiro.
Vale lembrar que o time da baixada santista fechou com volante Yuri, do Osasco Audax, o zagueiro Fábian Noguera do Banfield-ARG, o meia argentino Emiliano Vecchio ex-QatarSC e o centroavante artilheiro,Rodrigão, que pertencia ao Campinense-PB.
O Santos ainda estuda a possiblidade de aumentar o salário do camisa 20, Lucas Lima, para mantê-lo o maior tempo possível vestindo a camisa do Peixe.
Tanto o torcedor como os jogadores ficaram na saudade do título nacional na temporada passada. O Peixe conseguiu uma boa sequência depois da chegada do técnico Dorival Júnior, mas pecou na reta final e não conseguiu nem a classificação para a Libertadores. Tanto pelo Brasileirão, quanto pela Copa do Brasil. Campeonato que não deixou boas lembranças com a derrota para o rival, Palmeiras.
A equipe pode mais nesse Brasileirão. Existe a confiança e uma grande motivação de todos os envolvidos para os campeonatos nacionais. Mas, atenção: essa força de vontade pode virar pressão, caso os resultados positivos não venham.
Se no mata-mata o Peixe é fortíssimo, em pontos corridos ele deixa a desejar. A falta de intensidade e de atenção em alguns jogos acabam gerando resultados negativos para o time, que perde pontos importantes ao longo do campeonato.
Esse é, talvez, um dos pontos mais frágeis do elenco santista em campeonatos mais longos. Um bom elenco e um belo trabalho do técnico podem corrigir estes erros.
Dorival sempre mostrou uma boa relação com o Santos. Apesar da saída conturbada em sua primeira passagem, ele teve uma história vitoriosa na equipe e é muito bem visto pela torcida alvinegra. O técnico mostrou uma boa evolução em seus conceitos técnicos e seu modo de jogo é bem parecido com o DNA santista.
Dorival Júnior está no clube desde a temporada passada e tem feito seus planejamentos baseado na crise econômica que o clube vive e, mesmo assim, trouxe resultados postivios.
Além disso, o técnico é uma das grandes forças do Santos neste Brasileirão.
A equipe santista não tem um bom retrospecto como visitante. Na temporada passada deixou de ganhar vários pontos por erros bobos fora de casa. Em compensação, o Peixe não perde na Vila Belmiro há um bom tempo com Dorival e ganha uma força descomunal com o apoio da torcida.
Para manter uma boa campanha, é preciso conseguir, pelo menos, 85% dos pontos em casa para jogar com tranquilidade fora de casa, local onde o clube é mais frágil.
Crédito da foto: Ivan Storti/Santos FC