Crédito foto: Divulgação
Neste sábado (13/5) começa, finalmente, mais uma edição do Brasileirão e é dada a largada ao Cartola FC. Uma coisa que não se pode negar é que a cada nova versão do fantasy game, é possível identificar mais jogadores e times cadastrados. Mas, afinal de contas, será que o seu time está bem escalado? A concorrência está cada vez maior.
Pensando em ajudá-lo, cartoleiro, a equipe do Esportudo.com fez uma lista levando em conta o desempenho de alguns jogadores no ano passado, o custo-benefício de cada jogador/treinador e suas atuações recentes, para você realizar os melhores investimentos desde o começo do game, confira:
1. Alex Muralha (Flamengo) - C$5,00
Crédito foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Começando pela posição de goleiro, temos Alex Muralha do Flamengo como a principal dica de investimento para o começo do ano. Vale ressaltar que ele foi eleito, em enquete aberta no site do game como o “bom e barato” da posição, custando apenas cinco cartoletas. Suas atuações nos últimos anos por Figueirense e Flamengo o colocam como uma aposta quase certa para essa temporada.
2. Rafael (Cruzeiro) - C$10,00
Crédito foto: Divulgação oficial do clube / Washington Alves/ Light Press
Uma das surpresas da Raposa no final do ano passado, o goleiro Rafael da base, se destacou principalmente pelos pênaltis defendidos no segundo turno do último Brasileiro, além de ter somado várias defesas difíceis (enquanto Fábio esteve lesionado). O ano passou e as boas atuações continuaram. Hoje, Rafael é o titular incontestável do gol celeste.
3. Pedro Geromel (Grêmio) - C$5,00
Crédito foto: Getty Images
Considerado, por muitos, o melhor zagueiro do Brasileirão 2016. Geromel foi o escolhido da posição para ser o “bom e barato” deste ano e custa apenas cinco cartoletas. É peça fundamental para quem quiser manter o SG principalmente nos jogos do Grêmio em casa, além de roubar muitas bolas e ter uma técnica acima da média da posição, o que permite que ele pontue bem até com gols e assistências.
4. Pablo (Corinthians) - C$12,00
Crédito foto: Daniel Augusto Jr/ Divulgação oficial do clube
O zagueiro corintiano Pablo, contratado no começo do ano junto ao Bordeaux-FRA, tem sido o grande responsável por montar uma das defesas mais bem organizadas da temporada até o momento.
Pablo estreia no Brasileirão contra a Chape e jogará em casa, o que já deve lhe render uma boa valorização por conta do Timão dificilmente sofrer gols na Arena. Além disso, ele é uma boa arma ofensiva nas bolas aéreas do clube paulista. Vale a pena escalá-lo.
5. Guilherme Arana (Corinthians) - C$6,00
Crédito foto: Getty Images
Com argumentos parecidos aos do zagueiro já citado acima, como o fato de não sofrer muitos gols e pontuar ofensivamente com assistências, Arana se torna uma aposta muito boa para o início do campeonato, já que tomou conta da lateral esquerda do Timão e já é visto como um dos melhores (se não o melhor) na posição em 2017. A boa notícia é que está com bom preço, já podendo ser escalado logo nas primeiras rodadas, sem comprometer o patrimônio de ninguém.
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial do Vasco
6. Yago Pikachu (Vasco) - C$7,00
Colocado como lateral no mercado cartoleiro, Yago Pikachu está custando sete cartoletas. O jogador é um dos principais nomes do time vascaíno e tem sido o coringa do elenco, já tendo jogado em diversas posições, quase sempre mais avançado do que um lateral em si, o que permite a ele pontuar tanto ofensivamente, com gols, assistências e finalizações; quanto defensivamente, caso não tome gols.
7. Arrascaeta (Cruzeiro) - C$5,00
Crédito foto: Divulgação oficial do clube/ Gualter Naves/Light Press
Nome quase certo no ano passado, o uruguaio deve permanecer sendo escalado, já que é o grande destaque do time do Cruzeiro e está até o momento entre os três mais escalados nesta primeira rodada. O jogador de apenas 22 anos é um dos melhores meias do Brasil e já é observado por alguns times do exterior, podendo se tornar um dos alvos de grandes europeus em breve. Arrascaeta está entre os melhores investimentos, olho nele!
8. Thomaz (São Paulo) - C$2,00
Crédito foto: Reprodução YouTube
Recentemente descoberto na Copa Libertadores, jogando pelo Jorge Wilstermann, o Tricolor Paulista se mexeu rapidamente para contratar o meia brasileiro de 31 anos, que começou no banco e aos poucos tem entrado bem, conquistando seu espaço praticamente como um 12º jogador. Ainda sem muita moral, começa custando apenas duas cartoletas e é um dos mais cotados a ter uma boa valorização nas primeiras rodadas.
9. Régis (Bahia) C$9,00
Crédito foto: Divulgação/EC Bahia
O meia que começou no São Paulo e já teve chance para atuar no Palmeiras, conseguiu enfim se destacar no meio-campo do Tricolor Baiano e não está tão caro, preço bom para quem tem sido o cara de um dos melhores times nordestinos na temporada, podendo ter uma boa valorização em poucas rodadas, além de provavelmente não ter atingido seu auge.
10. Diego Souza (Sport) - C$23,00
Crédito foto: Getty Images
Chamado, por muitos, de o melhor jogador em atividade no Brasil, tinha de ser também um dos jogadores mais caros do Cartola FC no ano, apesar de ser praticamente uma certeza de pontos, ainda mais depois de assumir o papel de grande protagonista do Sport e passar a jogar quase como um centroavante mesmo, sempre próximo do gol.
11. Jô (Corinthians) - C$5,00
Crédito foto: Daniel Augusto Jr./ Divulgação oficial do clube
Mais um da sessão de bons e baratos, o centroavante que tem feito gols em todos os clássicos do ano pode estar no seu time por um preço muito baixo, o que provavelmente lhe renderia uma boa valorização nas primeiras rodadas (em caso de boa pontuação). Da base do timão, Jô está na sua segunda passagem pelo clube que o revelou e marcou seis gols no último Campeonato Paulista.
12. Fred (Atlético-MG) - C$24,00
Crédito foto: Getty Images
Destaque no estrelado time mineiro e jogador mais caro da temporada, dificilmente será escalado nas primeiras rodadas, por seu custo e o difícil calendário do Galo no começo da competição, entretanto, tem feito muitos gols nesse ano, e teoricamente seria o maior pontuador da temporada no Brasil caso a pontuação já contasse para o game.
13. Rafael Sóbis (Cruzeiro) - C$13,00
Crédito foto: Divulgação/ Site oficial do clube / Washington Alves
Também na lista dos maiores pontuadores do ano passado, Sóbis é um jogador tecnicamente acima dos demais no Brasil e tem sido dos melhores nomes do time do Cruzeiro, finaliza muito e ajuda na defesa, o que sempre lhe rende bons pontos, mesmo que não marque gols ou dê um passe decisivo. Seu preço também não está tão alto e já pode ser contratado logo no começo da competição.
14. Rogério Ceni (São Paulo) - C$8.00
Crédito foto: Getty Images
O técnico tricolor tem implantado uma filosofia interessante de posse de bola, pressão alta e ataque o tempo todo, o que levou o São Paulo a ter um dos melhores ataques em média de gols no Brasil, mas ao mesmo tempo possui uma defesa não tão protegida, tomando sempre alguns gols, porém esse saldo de gols feitos e levados teria feito a diferença para a pontuação de Rogério, devido à grande quantidade de gols por jogo.
15. Fábio Carille (Corinthians) - C$8,00
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
Caso contrário ao técnico são-paulino, o time do Corinthians tem feito o dever de casa na defesa, o que já leva o treinador a pontuar bem, ainda mais se marcar um gol e tiver um time que rouba muitas bolas, como é o caso do Timão de Carille.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
6 dramas que todo cartoleiro já viveu
Top 10: Veja os jogadores que mais pontuaram no Cartola FC em 2016
Top 10 dos gols mais bonitos da Copa Libertadores da América até aqui