Crédito foto: Getty Images
A ginastica rítmica ao contrário da artística tem história recente no esporte. Essa modalidade foi desenvolvida a partir do século 20, e é praticada apenas por mulheres. Ao longo dos anos, o esporte foi se desenvolvendo e aos poucos conquistou o seu espaço e prestígio em competições mundiais, e logo passou a fazer parte das modalidades olímpicas.
As competições acontecem por equipes com cinco ginastas e de forma individual, sendo que tem a disputa por aparelho. O esporte exige que as atletas tenham elegância, força e flexibilidade ao praticar os exercícios. A cada dia, o esporte encanta o público por suas coreografias e aqui no Brasil não será diferente.
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 tem diversas atletas com boas chances de medalhas, entre elas se destacam cinco, confira:
Credito foto: Instagram oficial da Yana Kudryavtseva
A jovem russa entrou nas competições mundiais com apenas 15 anos. Yana criou um movimento com a bola que leva o seu nome e se tornou a ginasta mais jovem a conquistar um título mundial. Com 18 anos, a jovem russa já conquistou 16 medalhas em campeonatos mundiais, sendo 13 de ouro. Yana disputará a categoria individual.
Crédito foto: Instagram oficial da Margarita Mamun
Outra representante da Rússia nos Jogos é uma das promessas da competição individual. A jovem tem apenas 20 anos e está em segundo lugar no ranking mundial. Margarita tem uma disputa acirrada com de Yana, superou a atual campeã mundial e conquistou o título geral da série na Copa do Mundo.
Credito foto: Getty Images
A ginasta sul-coreana é a quinta colocada no ranking mundial e está atrás das russas (Yana e Margarita) e da ucraniana (Ganna). Son é uma das atletas mais populares em seu país, sendo a primeira sul-coreana a conquistar medalhas em campeonatos mundiais.
Credito foto: Facebook Ganna Rizatdinova
A ucraniana é a quarta colocada no ranking mundial. A atleta foi apresentada no esporte por sua mãe, que neste caso foi também a sua primeira treinadora. Nas Olimpíadas de Londres, Ganna ficou em décimo lugar. Nestas Olimpíadas Rio 2016, a jovem vem forte na disputa.
Credito foto: Instagram oficial Laura Zeng
Com apenas 16 anos a ginasta americana vem conquistando o seu espaço. Laura começou na ginástica rítmica com apenas com sete anos. Em 2014, a jovem conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude e foi a primeira americana a subir no pódio na modalidade em uma competição olímpica.
Além disso, a jovem participou dos Jogos Pan-Americanos 2015 e ganhou cinco medalhas de ouro (geral, arco, bola, maças e fita), é americana melhor posicionada no ranking ficando em oitavo lugar.
E o Brasil?
Natália Gaudio tem apenas 23 anos e será a representante brasileira na modalidade. Vale dizer que o Brasil não tinha uma ginasta na modalidade individual desde as Olimpíadas de Barcelona 1992. A estreante nos Jogos ganhou a vaga de país sede e está na busca de repetir os bons resultados que obteve nos Jogos Pan-Americanos 2015.
Crédito foto: Facebook oficial Natalia Gaudio
Fique ligado. As classificatórias individuais começam no dia 19 às 10h20 e seguem no dia 20 às 15h20.
Curtiu o nosso conteúdo? Comente e compartilhe com os seus amigos!
Veja também:
Top 5: Os melhores atacantes das Olimpíadas Rio 2016
As novidades da Powerade para os Jogos Olímpicos
Rio 2016: Conheça as 10 atletas brasileiras mais gatas das Olimpíadas