Por muitas décadas os sul-americanos comandaram o posto de melhores atletas estrangeiros na Europa. Com o mundo globalizado, os latinos ganharam concorrência de jogadores de toda a parte do mundo. Ja é possível dizer que o continente africano se tornou um belo rival no quesito exportação e possui muitos dos seus nativos em grandes clubes europeus.
Considerando as maiores ligas europeias veja abaixo o top 5 com os melhores jogadores africanos da temporada 2015-16. Tem desde campeão nacional até postulante ao título da Liga dos Campeões da Europa, veja:
Com apenas 19 anos e já na seleção de seu país, Kelechi Iheanacho, desbancou nomes como Samir Nasri, Raheem Sterling e Wilfred Bony para se tornar o “décimo segundo jogador” do Manchester City de Manuel Pellegrini.
O jovem atacante é quase sempre a primeira opção do técnico chileno Manuel Pellegrini e acabou recebendo oportunidade de atuar, por exemplo, na partida diante do Real Madrid, válida pela ida das semifinais da Liga dos Campẽoes da Europa, após a lesão do espanhol David Silva. Agora é aguardar para ver como a joia africana será aproveitada nas mãos de Pep Guardiola na temporada que vem.
Após se destacar jogando pelo país na última Copa do Mundo, Slimani só cresceu vestindo as cores do Sporting. Na atual temporada, o atacante de 27 anos já marcou 26 gols na edição do Campeonato Português, torneio no qual seu clube brigará pelo título até a última rodada.
O sucesso do argelino é tal, que se especula que o atacante é desejado pelos ponteiros da Premier League: Leicester City, Tottenham e Arsenal.
Apesar do físico robusto, o atacante colchonero tem apenas 22 anos, mas já ganhou a confiança do técnico Diego Simeone. São frequentes suas aparições nos jogos mais importantes da equipe espanhola na temporada, substituindo, muitas vezes, o ídolo Fernando Torres.
Partey pareceu mais maduro após atuar um ano, por empréstimo, pelo Almería e é uma peça importante no banco do clube espanhol, que ainda tenta desbancar o arquirrival Real Madrid e conquistar o tão sonhado primeiro troféu de Liga dos Campeões da Europa.
“Máquina de fazer gols”. É essa a melhor definição do atacante gabonês com a camisa amarela nesta temporada. Foram 25 tentos no Campeonato Alemão e mais oito na Liga Europa, para ficar só nas maiores competições disputadas pelo Borussia Dortmund na temporada.
Cobiçado pelos gigantes da Europa como Real Madrid e Liverpool. Certo é que o gabonês ainda tem a chance de coroar sua temporada com o título da Copa da Alemanha, torneio no qual o Borussia Dortmund encara o Bayern de Munique na grande final.
O Leicester City chocou o mundo ao bater os gigantes ingleses e conquistar o título da Premier League da atual temporada. O protagonista dessa épica saga foi justamente o meia argelino Mahrez, de 25 anos, eleito o melhor atleta da competição.
Com 17 gols e 11 assistências o meia argelino despertou interesse do poderoso Barcelona, mas os dirigentes do Leicester recentemente afirmaram que o africano permanecerá no clube. Mahrez promete muito para a temporada seguinte.