Crédito foto: Divulgação Reebok
Se você é novo na modalidade certamente não tem a mínima ideia de qual é o melhor tênis para CrossFit. Você não é o único, isso já aconteceu comigo também e quem avisa amigo é.
A princípio, não era uma dúvida tão difícil. Fui pelo óbvio, mas nem sempre o óbvio é tão claro assim. Fui até uma loja e comprei um modelo da Nike, chamado Free 5.0, um tênis leve e bastante confortável para corrida, mas que não era exatamente para CrossFit – errei e ‘’custou caro’’.
É claro que na maioria dos exercícios aeróbicos do treino ele foi bem, mas quando chegou na hora do rope climb (subida na corda) percebi que deveria ter pesquisado antes. Lá se foi meu solado. Por falar nele, o modelo era perfeito para corrida, flexível e leve, porém, para a maioria dos exercícios do CrossFit, o solado tem que ser duro e confortável ao mesmo tempo, principalmente para facilitar na hora de estabilização em exercícios de levantamento de peso olímpico e a bendita subida na corda.
A equipe do Esportudo.com listou, abaixo, as duas melhores marcas no mercado brasileiro (Reebok e Nike*) e entrevistou Pedro Manzini, coach da CrossFit City Wolves, que já usou as duas marcas. Segundo ele, alguns modelos merecem destaque positivo. Como, por exemplo, a primeira, quarta e sexta edição do Nano da Reebok que foram projetos muito bem elaborados e que não deixam a desejar. Já os demais, isto é, a edição dois, três e cinco não foram bem.
Crédito foto: Divulgação
Ele também entrou em detalhes sobre o Nano 5 e afirmou que é um tênis esteticamente bonito, mas não tão confortável como as edições anteriores. ‘’Acredito que eles (Reebok) receberam um feedback negativo e lançaram o Nano 6, que é um tênis bonito e bem mais confortável do que a edição anterior. Esse modelo entrou forte para competir com o Metcon da Nike, que na minha opinião é melhor ainda do que o Nano 6. Ele não é só mais resistente como mais eficiente em alguns movimentos, como, por exemplo, na hora de realizar uma rope climb’’, disse Manzini.
Crédito foto: Divulgação
O discurso de Manzini fica por conta da existência de uma trava de borracha na parte interna que é um pouco mais reforçada do que o modelo da Reebok, ou seja, isso acaba facilitando bastante na hora de fazer a trava dos pés, conforme aparece na ilustração abaixo:
‘’Se algum dia eu for indicar para alguém comprar, eu indicaria o Metcon 1 e 2 da Nike. São muito bons, assim como o Nano 6 também’’, afirmou o coach da City Wolves.
* O modelo Nano 7 e Metcon 3 não foram citados por não terem sido utilizados pelo entrevistado.
A nossa parceira fitness, Naty Graciano, também falou um pouco sobre o assunto e traz, abaixo, a sua coleção de modelos da Reebok, confira:
Vale dizer também que, recentemente, a Adidas lançou o Crazy Power TR. Tênis que pode ser comprado em lojas estrangeiras por um valor semelhante ao Nano e Metcon.
Crédito foto: Divulgação
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
O que é o Open? Conheça mais sobre essa competição
13 perfis no Instagram para quem ama CrossFit seguir
Prêmio Puskás: Veja os golaços que foram indicados nesta temporada