Com muitas equipes tradicionalmente fortes espalhadas por diversos países, a disputa costuma ser acirrada entre os gigantes que lá residem. A Liga dos Campeões da Europa, principal torneio continental, não vê um bicampeão consecutivo desde o Milan nas temporadas 88-89 e 89-90.
No âmbito local, algumas disputas, eventualmente, se mostram mais confortáveis. Na atual temporada, o bilionário PSG se sagrou campeão na França com incríveis oito rodadas de antecedência. Listamos, abaixo, os últimos que levantaram a taça com “folga” nas principais ligas europeias:
Na atual temporada, o PSG bateu todos os recordes e garantiu o título com oito rodadas de antecedência. Ainda restando três a serem disputadas, a equipe do técnico Laurent Blanc só sofreu duas derrotas e tem como destaque o atacante sueco Ibrahimovic, artilheiro com 34 gols. Até o momento, são 27 pontos de vantagem para o segundo colocado Lyon.
Pontos: 89
Vitórias: 28 (até a 35ª rodada, restam mais três)
Saldo de gols: 75
Aproveitamento: 84,8%
Comandado por André-Villas Boas, que depois chamaria a atenção do endinheirado Chelsea, o Porto foi campeão invicto, deixando o rival Benfica com 21 pontos a menos no fim do torneio. A defesa sofreu apenas 16 gols em 30 partidas e o artilheiro e destaque da equipe foi o brasileiro Hulk, artilheiro da competição com 23 gols.
Pontos: 84
Vitórias: 27 (em 30 jogos)
Saldo de gols: 57
Aproveitamento: 93,3%
Maior campeão nacional, o Bayern de Munique sofreu apenas uma derrota na campanha do título na temporada 2012-13. Com 25 pontos de vantagem para o segundo colocado Borussia Dortmund, o time bávaro foi comandado pelo trio Thomas Muller, Mario Mandzukic e Mario Gomez, que ajudaram a marcar incríveis 98 gols em 34 rodadas.
Pontos: 91
Vitórias: 29 (em 34 rodadas)
Saldo de gols: 80
Aproveitamento: 89,2%
Já dona do título da atual temporada, a Juventus teve muito mais facilidade para conquistar o caneco passado. Foram apenas três derrotas e 17 pontos de vantagem em relação à vice-campeã Roma. Além da melhor defesa com apenas 24 gols sofridos, a Velha Senhora teve em Carlitos Tevez, que balançou as redes em 20 oportunidades, seu principal destaque.
Pontos: 87
Vitórias: 26 (em 38 rodadas)
Saldo de gols: 48
Aproveitamento: 76%
O último título nacional da “Era Ferguson” foi com o pé nas costas. Os Diabos Vermelhos sofreram apenas cinco derrotas no torneio inteiro e comandados por Robin Van Persie, que anotou 26 gols, deixaram o rival Manchester City na segunda colocação com 11 pontos de vantagem.
Pontos: 89
Vitórias: 28 (em 38 rodadas)
Saldo de gols: 43
Aproveitamento: 78%
Por motivos óbvios, a única conquista de Tito Vilanova no comando do Barcelona ficou conhecida como “a liga dos 100 pontos”. No torneio, o time catalão sofreu apenas duas derrotas, marcou assustadores 115 gols e deixou o arquirrival Real Madrid com 15 pontos a menos, na segunda colocação. Messi, com 46 gols, foi o artilheiro isolado da competição.
Pontos: 100
Vitórias: 32 (em 38 rodadas)
Saldo de gols: 75
Aproveitamento: 87,7%