Ainda que não seja um esporte olímpico, o futsal tem grandes campeonatos pelo mundo a fora da mesma maneira que os clubes de campo. No Brasil anualmente temos a LNF – Liga Nacional de Futsal que se inicia em abril e se encerra em dezembro. Esse ano ela vem cheia de mudanças e curiosidades para animar ainda mais o agitado futsal. Além disso, também teremos a copa do mundo em setembro/outubro e todos vão querer mostrar serviço ao treinador Serginho Schiochet. Vamos as atrações desse ano.
Não tem o que se discutir sobre a habilidade do camisa 12 da seleção e do time de Sorocaba, certamente um dos maiores jogadores da modalidade de todos os tempos. Dono de quatro estatuetas de melhor jogador de futsal o Falcão por onde passa levanta multidões pelo excelente futebol e forma de raciocino rápido, levando a torcida ao delírio com sua magia.
Continuando no Falcão, seu time também muito bem montado e estruturado o Magnus Futsal time de Sorocaba não tem apenas o ala, tem o ótimo pivô Simi ex-corinthians e um time que é base da seleção brasileira convocada no ultimo dia 18 de abril. A formação do time conta como goleiro Tiago; Fixo Rodrigo; Alas Falcão e Pixote; compõe o bom time eu estreante na competição.
A equipe Marreco, clube de Francisco Beltrão do Paraná vem com tudo para surpreender nessa nova era da LNF, fazendo com que o estado do Paraná tenha o maior número de clubes na competição.
Após ter se aposentado no Corinthians em 2013, o goleiro e experiente multi campeão Franklin com 44 anos voltará às quadras neste ano defendendo o Jaraguá time que é patrocinado pela sua empresa Embloco.
Uma das iniciativas mais interessantes dos últimos anos foi a união do clube de futsal com a de campo do Joinville, em uma tentativa de levar mais recursos e atratividade para a cidade, lembrando que ambos os times estão na elite do campeonato nacional (seria A do brasileirão e na LNF).
Por falar em clubes na elite do futebol o Corinthians é o único dos clubes paulistas a ter uma equipe na LNF. Por conta das eliminações por seis anos seguidos na semifinais, teve uma reformulação na equipe dispensando até mesmo seu principal jogador o pivô Simi. Sua aposta é na torcida que sempre enche o ginásio na Fazendinha, em jogadores mais jovens e na experiência do seu goleiro titular da seleção Guitta. Vem firme e competitivo para o torneio para a conquista da liga.
Por mais que o Intelli-Orlandia seja o vice-campeão de 2015, sua equipe sempre foi um calo no sapato dos adversários, pelo investimento aplicado e pela qualidade de seus jogadores, que sempre tem no mínimo três jogadores da seleção brasileira, a equipe do interior de São Paulo sempre é favorito a títulos e de mostrar um bom futebol nas quadras, conduzido pelo ligeirinho ala Cabreúva.
O Carlos Barbosa ultimo campeão do torneio, tem um excelente time e manteve sua estrutura campeã de 2015, vem firme e forte na busca do Bi campeonato da liga.
Mais emoção no novo formato – Sempre fui defensor dessa modalidade de torneio e neste ano com as mudanças em relação ao ano passado contaremos com um numero maior de mata-mata. Isso evita empates e coloca apenas as 16 melhores equipes do torneio após a fase de qualificação na disputa pelo título. A decisão se dá em jogos de ida e volta, e pode chegar a três partidas e em caso de empates alternados, prorrogação e penalidades. É muito mais emoção para quem acompanha e joga o torneio.
Bom, agora que sabe de todas as novidades da liga acompanhe seu clube na tabela abaixo.
Tabela