O Super Bowl é sem dúvida um dos maiores eventos esportivos dos últimos tempos e vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos, principalmente no Brasil. E para comemorar os 50 anos desse evento enorme, que se trata na verdade muito mais de um show, selecionamos 30 fatos sobre o Super Bowl. Confiram aí.
Muitas pessoas acreditam que o Domingo de Super Bowl deveria ser um próprio feriado. Aproximadamente 1.5 milhões de pessoas irão arranjar alguma desculpa para faltar ao trabalho no dia seguinte.
O show de Katy Perry no intervalo, atraiu mais telespectadores do que o próprio jogo. Sua performance foi vista por 118.5 milhões de pessoas.
Entre os anos de 1967 e 1968, esse grande evento não era transmitido ao vivo e o único arquivo conhecido foram tidos como apagados. Porém, um único fã gravou ambos os eventos, salvando a história do jogo para a posteridade.
O Super Bowl XXVII foi um dos Super Bowls mais estranhos de todos os tempos. O jogo entre Cowboys e Bills, contou com 12 (sim. DOZE) fumbles, 8 para os Bills e 4 para os Cowboys.
Jerry Rice é um dos maiores jogadores da história do futebol americano, e isso é em grande parte devido suas atuações no Super Bowl. Rice é recordista com o maior número de pegadas para touchdown com oito.
O seu recorde de oito pegadas para touchdown deram a ele outro recorde, o de maior número de pontos marcados com 48.
A vitória mais recente dos Steelers no Super Bowl XLIII em cima dos Cardinals garantiu a franquia o seu sexto título. Sendo o maior que algum time já ganhou. Eles são carinhosamente chamados de Sixburgh Steelers.
Ganhar o Super Bowl tem muito mais vantagens do que um simples troféu. Da parte dos vencedores, cada jogador leva para casa um total de U$97,000. Enquanto que os perdedores levam U$49,000 cada um.
Apesar de muitos jogos tiverem chegado bem perto, jamais houveram casos de prorrogação na história do Super Bowl.
No domingo de Super Bowl, norte-americanos irão beber um estimado de 325.5 milhões de galões de cerveja (1,202,500,000 litros) e uma quantia de 1.25 bilhões de asinhas de frango.
Pela primeira vez na história, durante o jogo entre 49ers e Ravens em 2013, as luzes caíram e o jogo foi atrasado.
Os Jaguars, Texans, Browns e Lions são os únicos times a nunca chegarem ao Super Bowl na era moderna.
Aos 42 anos, Matt Stover se tornou o jogador mais velho a jogar uma partida do Super Bowl.
Depois que o seu Colts bateu os Bears no Super Bowl XLI, Tony Dungy se tornou o primeiro técnico afro-americano a ganhar um Super Bowl. O técnico adversário, Lovie Smith, também era afro-americano.
Recentemente introduzido ao Hall da Fama, Charles Haley tem o maior número de anéis do Super Bowl, do que qualquer outro jogador na história da NFL, com cinco.
A NFL pode ser uma liga americana, porém o domingo de Super Bowl é mundial. O grande jogo é transmitido ao redor do planeta em 34 línguas diferentes.
Tom Brady, junto com Joe Montana e Terry Bradshaw são os três únicos QBs a ganhar quatro Super Bowls.
Ao invés de usar “L” para representar Super Bowl 50, este será o primeiro Super Bowl a não usar números romanos no seu título.
Nenhum time que teve seu estádio no Super Bowl, participou do mesmo evento. Este ano, será a vez do Levi’s Stadium, casa dos 49ers, hospedar o grande evento.
Um anel do Super Bowl não é nada barato, a joia fica em torno de U$5,000 (aproximados R$21,200) cada. Um time geralmente ganha perto de 150 desses por cada vitória.
Tom Brady já participou em incríveis seis Super Bowls em sua incrível carreira, ganhando quatro deles. Ele tem o maior número de jardas vindas de passe na história do Super Bowl, com 1,605. O segundo colocado é Kurt Warner, que está bem distante com 1,156 jardas.
O primeiro Super Bowl aconteceu dia 15 de Janeiro de 1967. Os Packers venceram os Chiefs por 35-10.
A única aparição de Rich Gannon no Super Bowl é algo para se esquecer. O QB dos Raiders lançou um recorde de cinco interceptações na derrota para os Bucaneers no Super Bowl XXXVII.
A famosa frase que ficou muito marcada na história do evento “I’m going to Disney World” (“Eu vou pra Disney World”), foi dita pela primeira vez pelo ganhador do Super Bowl, Phil Simms, durante o Super Bowl XXI.
Os Broncos ganharam um total de dois Super Bowls em sua história. Infelizmente, Denver acabou perdendo um recorde de cinco Super Bowls.
Os Cowboys, os Steelers e os Patriots já estiveram presentes num total de oito Super Bowls. Fora isso, os times já se confrontaram durante três Super Bowls.
Do outro lado, Vikings e os Bills chegaram ao Super Bowls quatro vezes, e não conquistaram nenhuma.
Super Bowls são muito marcados por seus comerciais. Em 2014, uma propaganda de 30 segundos ficava em torno de U$4.5 milhões (R$18.9 milhões).
Nem todas as partidas do Super Bowl são acirradas. A maior margem de vitória veio com o massacre dos 49ers para cima dos Broncos (55-10) no Super Bowl XXIV.
Nos dois primeiros anos o Campeonato não era chamado assim. Foi apenas ser chamado de Super Bowl, em sua terceira edição. Os dois primeiros eram chamados Final Mundial da AFL-NFL.